Educação intercultural e política de acesso de pessoas com deficiência no ensino superior: estudo de produções acadêmicas

Intercultural education and access policy for people with disabilities in higher education: a study of academic productions

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar e analisar dissertações e teses a respeito da educação intercultural e política de acesso para pessoas com deficiência no ensino superior. Os descritores de busca foram: “educação intercultural”; “política de acesso” e “pessoas com deficiência”. O estado do conhecimento foi realizado no período de 2017 a 2021, no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Biblioteca Nacional de Teses de Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e no site do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). A pesquisa revelou a necessidade de se estudar educação intercultural, no que tange as políticas de acesso ao ensino superior, das pessoas com deficiências, bem como que não há pesquisa desenvolvida sobre o tema do estudo.

Palavras-chave: Educação intercultural; Política de acesso; Pessoas com deficiência.

                                                                                                                           

Abstract:

The objective of this article is to survey and analyze dissertations and theses regarding intercultural education and access policy for people with disabilities in higher education. The search descriptors were: “intercultural education”; “access policy” and “people with disabilities”. The state of knowledge was carried out in the period from 2017 to 2021, in CAPES theses and dissertations Catalog, National Library of Theses and Dissertations (BDTD), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar and the website of the Graduate Program in Education of the Pará State University (PPGED/UEPA). The research revealed the need to study intercultural education, regarding the policies of access to higher education, of people with disabilities, as well as that there is no research developed on the subject of the study.

Key words: Intercultural education; Access policy; People with disabilities.

 

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Biografia do Autor

Miguel Costa Silva, UEPA

Mestrado em Educação PPGED/UEPA. Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Pesquisador e extensionista do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP/UEPA. Pós Graduação Lato Sensu com Especialização em Educação Especial Inclusiva, Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG, 2021. Especialista em Ensino da História, Faculdade Cidade Verde, FCV, Brasil, 2018. Pós Graduado em Gestão Administrativa da Educação, Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, 2015. Graduado em História na Universidade Federal do Pará (UFPA), 2002. Lattes http://lattes.cnpq.br/1930749003196707; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2682-7789; E-mail: miguel.silva@uepa.br.

Keila de Jesus Morais Lobato, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação, PPGED/UEPA. Pesquisadora e extensionaista do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP/UEPA. Especialista em Relações Étnico-raciais, Universidade Federal do Pará - UFPA; Especialista em Gestão Educacional, Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA; Especialista em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia, UEPA; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, FIBRA; professora do nível superior. Pós Graduação Lato Sensu com Especialização em Educação Especial Inclusiva, Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG, 2021. Graduada em Pedagogia, Universidade do Estado do Pará – UEPA, 2013. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7770204706147248; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5899-6299; E-mail: keilinhalobato@yahoo.com.br.

 

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Publicado

27/03/2023
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Como Citar

SILVA, M. C.; DE JESUS MORAIS LOBATO, K. Educação intercultural e política de acesso de pessoas com deficiência no ensino superior: estudo de produções acadêmicas: Intercultural education and access policy for people with disabilities in higher education: a study of academic productions. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6683. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos