Currículo escolar, BNCC e formação integral

Autores

  • Graciela Deise Metz gracimetz100@hotmail.com
    Univesidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões: URI

Resumo

As reflexões deste artigo nos remetem a discussões acerca do currículo, alinhando as propostas de formação humana integral e inclusiva na promoção de uma educação de qualidade, que permita a apropriação de saberes e experiências capazes de desenvolver habilidades diversas. A Educação Integral de estudantes deste país é um compromisso social e político. Uma discussão, compromissada com um currículo flexível e conciso implica, além de um sistema legal consistente e exequível, uma questão conceitual que contemple diferentes dimensões, como tempo e espaço, formação de educandos e educadores, articulação entre os diferentes saberes e relação entre escola e comunidade. Assim, pensar um currículo que possibilite educação de qualidade para todos é imprescindível, visto que estamos em momento de implementação da BNCC (BRASIL, 2017), que vem acompanhada de muitas dúvidas e incertezas.

Resumen

Las reflexiones de este artículo nos llevan a discusiones sobre el currículo, alineando las propuestas de formación humana integral e inclusiva en la promoción de una educación de calidad, que permita la apropiación de conocimientos y experiencias capaces de desarrollar competencias diversas. La educación integral para los estudiantes de este país es un compromiso social y político. Una discusión, comprometida con un currículo flexible y conciso, implica, además de un ordenamiento jurídico consistente y factible, una cuestión conceptual que contempla diferentes dimensiones, como el tiempo y el espacio, la formación de estudiantes y educadores, la articulación entre distintos saberes y la relación escuela-escuela. comunidad. Por ello, pensar en un currículo que posibilite una educación de calidad para todos es fundamental, ya que estamos en el momento de implementar el BNCC (BRASIL, 2017), que viene acompañado de muchas dudas e incertidumbres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1173
  • pdf downloads: 1244

Como Citar

METZ, G. D. Currículo escolar, BNCC e formação integral. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3464. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos