As reformas educacionais e o ensino de artes

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira no@email.com

Resumo

Neste trabalho, procura-se estudar Artes nos currículos escolares abordando seu ensino com base nas tendências pedagógicas aplicadas a essa área do conhecimento e às reformas educacionais a partir das Leis de Diretrizes e Bases (LDB), que nortearam o seu ensino na Educação Básica brasileira. Tal estudo objetiva refletir sobre as questões pertinentes às Reformas Educacionais brasileiras e ao ensino de Artes por meio da interpretação e compreensão de tais documentos que sinalizam para esse ensino. O referencial metodológico evidenciado parte da análise de conteúdos, tendo como corpus de análise as tendências pedagógicas, as LDB e os debates sobre os conceitos e metodologias para o ensino de Artes.

Palavras-chave: Artes. LDB/PCN. Educação.

Educational reforms and arts education

In this work, it is looked to study the Art in the pertaining to school resumes approaching such education from the pedagogical trends applied to the Art and the educational reforms from the Laws of Lines of direction and Bases (LDB) that they had guided the education of Arts in the Brazilian Basic Education. Such objective study to reflect on the pertinent questions the Brazilian Educational Reforms and the education of Arts by means of the interpretation and understanding of such documents that signal for this education. The methodological referential evidenced part of the analysis of contents having as analysis corpus the pedagogical trends, the LDBs and the debates on the concepts and methodologies for the education of Arts.

Keywords: Arts. LDB/PCN. Education.

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Como Citar

VIEIRA, M. de S. As reformas educacionais e o ensino de artes. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 65–72, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/197. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos