A produção acadêmica sobre o financiamento da educação: o Fundeb em questão

Producción académica sobre financiamiento de la educación: Fundeb en cuestion

Autores

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Financiamento da Educação, Fundeb

Resumo

O objetivo da pesquisa foi apresentar a produção acadêmica sobre o Fundeb como política de financiamento da educação, buscando entender os seus principais aspectos de funcionamento e registrar considerações sobre os impactos desse fundo para o campo da educação. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados revelam que o Fundeb, como política de Estado, pode ser visto como um avanço político e educacional, contribuindo para dimensões como a formação de profissionais; investimentos em equipamentos estrutural, material e pedagógico; ampliação do atendimento dos sistemas municipais de educação; minimização das desigualdades social e educacional no Brasil; existência, mesmo que tímida, de órgãos fiscalizadores e de controle da aplicabilidade dos recursos; e, por fim, a busca da qualidade social da educação.

Palavras-chave: Revisão Sistemática da Literatura; Financiamento da Educação; Fundeb.

 

 

Resumen: El objetivo de la investigación fue presentar la producción académica sobre el Fundeb como política de financiamiento de la educación, buscando comprender sus principales aspectos de funcionamiento y registrar consideraciones sobre los impactos de este fondo en el campo de la educación. La investigación se realizó mediante un enfoque cualitativo, utilizando como técnica la Revisión Sistemática de la Literatura. Los resultados revelan que el Fundeb, como política de Estado, puede ser visto como un avance político y educativo, contribuyendo a dimensiones como la formación profesional; inversiones en equipamiento estructural, material y pedagógico; ampliación de los servicios prestados por los sistemas educativos municipales; minimización de las desigualdades sociales y educativas en Brasil; existencia, aunque tímida, de órganos de control y control de la aplicabilidad de los recursos; y, finalmente, la búsqueda de la calidad social en la educación.

Palabras clave: Revisión sistemática de la literatura; Financiamiento de la Educación; Fundeb.

 

 

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Biografia do Autor

Antônio Nascimento da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Professor de Ensino Religioso e Artes da rede municipal de ensino em São Luís do Quitunde e Coordenador do Programa Dinheiro Direto na Escola na mesma rede. Professor Artes da Rede Estadual de Educação do Estado de Alagoas. É integrante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE/UFAL). Email: antonionascimento.adv.2017@gmail.com                            Orcid: https://orcid.org/0009-0000-8509-1471

Givanildo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Email: givanildopedufal@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5490-6690

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Publicado

30/05/2024
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Como Citar

SILVA, A.; SILVA, G. A produção acadêmica sobre o financiamento da educação: o Fundeb em questão: Producción académica sobre financiamiento de la educación: Fundeb en cuestion. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8070. Acesso em: 3 jul. 2024.