Redes sociais e o Ensino de Química: o que as pesquisas na área dizem?

Social networks and Chemistry Teaching, what does research in the area tell us?

Autores

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise das produções acadêmicas veiculadas nas edições dos ENEQ e ENPEC de 2000 a 2020 acerca das redes sociais como ferramentas de aprendizagem da Química. A análise visa compreender quais os focos dos estudos existentes sobre as redes sociais e seus usos no ensino. A partir dos resultados encontrados, evidenciou-se além de uma carência de trabalhos sobre essa temática que, as pesquisas vêm acontecendo conforme a rede social ganha popularidade entre o público jovem; o que revela que estas investigações contam com recursos capazes de contribuir para a aprendizagem de Ciências e, mais especificamente, da Química. Discutimos ainda que é preciso pesquisas futuras que investiguem outras redes sociais que estão surgindo e ganhando aceitação entre os jovens e os impactos destas na aprendizagem de Química e na divulgação da ciência.

Palavras-chave: Redes Sociais; Ensino de Química; Divulgação Científica.

 

Abstract

In this work, we present an analysis of the academic productions published in the editions of ENEQ and ENPEC from 2000 to 2020 about social networks as tools for learning Chemistry. The analysis aims to understand the focus of existing studies on social networks and their uses in teaching. From the results found, it was evidenced, in addition to a lack of works on this theme, that research has been happening as the social network gains popularity among the young audience; which reveals that these investigations have resources capable of contributing to the learning of Science and, more specifically, Chemistry. We also discuss that further research is needed to investigate other social networks that are emerging and gaining acceptance among young people and their impacts on chemistry learning and science dissemination.

Key-words: Social Networks; Chemistry Teaching; Scientific Divulgation.

 

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Biografia do Autor

Bárbara Alice Piedade dos Santos, Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professora de Química atuando nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Regular e EJA da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade – Ouro Preto. Membro da linha de pesquisa Educação Científica Crítica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR UFV). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5026-9564. E-mail: barbara.pedade@educacao.mg.gov.br

Mateus José dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP-Bauru. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Graduado em Ensino e Tecnologias com ênfase em Alfabetização Científica pelo IFMG Campus São João Evangelista. Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) atuando na Escola Estadual João Paulo I - Belo Horizonte (Metropolitana B) e curador de projetos de Iniciação Científica da SEE-MG. Além disso, lidera a linha de pesquisa Educação Científica Crítica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR UFV). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6968-2722. E-mail: mateus.j.santos@ufv.br

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Extensão Rural, UFV, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pós-doutorado em Educação UFMG e Université Paris Descartes, Sorbonne. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação; membro do CONSU, coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Autora de artigos, capítulos de Livros nacionais e internacionais, organizadora e autora de livros. Coordenadora do Grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação, GEPPFOR. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-7473-9559 E-mail: rmello@ufv.br

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

SANTOS, B. A. P. dos; SANTOS, M. J. dos .; MELLO, R. M. A. V. de . Redes sociais e o Ensino de Química: o que as pesquisas na área dizem? Social networks and Chemistry Teaching, what does research in the area tell us?. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5405. Acesso em: 26 abr. 2024.