Impacto do ChatGPT no ensino e aprendizagem: Transformando Paradigmas e Abordagens

Impact of ChatGPT on teaching and learning: Transforming Paradigms and Approaches

Autores

Resumo

Esta publicação resulta de análises sobre os impactos na vida acadêmica e no mundo do trabalho desencadeados pelos avanços tecnológicos, particularmente em Inteligência Artificial (IA). Inicialmente, estabelecemos uma compreensão a respeito do ChatGPT, uma IA robusta capaz de “aprender por si mesma” que funciona por Deep Learning Textual e tem suscitado discussões entre profissionais de diferentes áreas e instituições de ensino. O instrumento pode alterar significativamente o mundo do trabalho e, consequentemente, as competências necessárias aos profissionais do futuro. Posteriormente, refletimos sobre a responsabilidade social da educação a partir dos perfis de ingresso que vêm se destacando no nível superior brasileiro. Por fim, delineamos perspectivas de futuro considerando as incertezas e pontos positivos frente aos avanços que a IA pode implementar.

Palavras-chave: Sociedade da Informação; Trabalho; Educação.

 

Abstract

This publication is the result of analyzes on the impacts on academic life and the world of work triggered by technological advances, particularly in Artificial Intelligence (AI). Initially, we established an understanding of ChatGPT, a robust AI capable of “learning by itself” that works through Deep Textual Learning and has raised discussions among professionals from different areas and educational institutions. The instrument can significantly change the world of work and, consequently, the skills needed by the professionals of the future. Subsequently, we reflect on the social responsibility of education from the entrance profiles that have been standing out in the Brazilian higher education. Finally, we outline perspectives for the future considering the uncertainties and positive points regarding the advances that AI can implement.

Keywords: Information Society; Work; Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janainne Nunes Alves, IFNMG

Professora de Química no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- campus Diamantina.  Licenciada em Química pelo Centro Universitário de Patos de Minas e doutora em Química pela UFU. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3388-7053 E-mail: janainne.alves@ifnmg.edu.br

Bruno Lopes de Faria, IFNMG

Professor de Informática no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- campus Diamantina. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Ciência Florestal pela UFVJM. E-mail: bruno.lopes@ifnmg.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8560-0034  

 

Downloads

Publicado

11/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1782
  • pdf downloads: 884

Como Citar

NUNES ALVES, J.; LOPES DE FARIA, B. Impacto do ChatGPT no ensino e aprendizagem: Transformando Paradigmas e Abordagens: Impact of ChatGPT on teaching and learning: Transforming Paradigms and Approaches. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6607. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas