Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 22 n. 40 (2025): Edição fluxo contínuo
v. 22 n. 40 (2025): Edição fluxo contínuo
Revista Cocar V.22. N.40/2025. Edição Fluxo contínuo
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.v22i40
Publicado:
29/01/2025
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
about the Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
pdf
Artigos
A influência do neoliberalismo no processo de privatização da educação profissional no Brasil
The influence of neoliberalism on the privatization process of professional education in Brazil
Luis Adriano Fermow, Marilsa Miranda de Souza
pdf
Conexões entre o fazer docente e a resistência do povo Amazônida no Oeste Paraense
Connections between teaching and the resistance of the Amazonian people in Brazil
Joelson Magno Dias, Glauco Cohen Ferreira Pantoja
pdf
Novo ensino médio: orientações e formações recebidas pelos professores acerca da reestruturação curricular
New high school: orientation and forms received by teachers about curricular restructuring
Leonardo Avelhaneda Hendges , Guilherme Baumann Achterberg , Eduardo Adolfo Terrazzan
pdf
Conselhos Escolares no Tocantins: Gestão Democrática e Construção do Currículo no PNE (2014-2024/2025)
School Councils in Tocantins: Democratic Management and Curriculum Construction in the PNE (2014-2024/2025)
Eduardo José Cezari, Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Adriano Pereira de Miranda
pdf
Tornar-se educador e educadora social: a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em SCFV
Convertirse en educador y educador social: la relación entre las experiencias vividas y el cotidiano profesional en los SCFV
Sandro de Castro Pitano, Daiane Ramos Borges
pdf
Reflexão crítica do processo de mercantilização da escola pelas análises de Aranha e Freitas e sua relação com a BNCC
Critical reflection of the school commodification process by the analysis of Aranha and Freitas and its relationship with the BNCC
Arley da Silva Oliveira, Arthane Menezes Figueirêdo
pdf
Comunidade de Prática em Rede como possibilidade à Formação Continuada de Professores
Networked Community of Practice as a Possibility for Teachers' Continuing Education
Aline Coêlho dos Santos , Rita Buzzi Rausch
pdf
O arco e flecha no transitar das culturas ancestrais: práticas interculturais no currículo escolar
The bow and arrow in the transition between ancestral cultures: intercultural practices in the curriculum
Maria José Ambrósio dos Reis Peters, Marcia Machado de Lima
pdf
A Educação Territorializada Na Terra Indígena Maró
Territorialized Education in the Maró Indigenous Land
Keila Colares Moreira, Vanda Ponte
pdf
O Benzimento como Práxis Pedagógica Antirracista
Blessing Practices as an Antiracist Pedagogical Praxis
Marcia Denise de Lima Dias, Jaqueline Garcia Cavalheiro Almeida , Adonias Nelson da Luz
pdf
Práticas pedagógicas de articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental
Pedagogical practices of articulation between early childhood education and elementary school
Silvia Simonik Domingos, Morgana Domênica Hattge, Silvio Duarte Domingos
pdf
A Educação Estético-Ambiental no Chthuluceno: a humanização operada pela arte poética como um caminho para o Bem Viver
Educación Estético-Ambiental en el Chthuluceno: la humanización operada por el arte poética como camino hacia el Bien Vivir
Raquel Laurino Almeida, Luciana Netto Dolci
pdf
Participação Popular na Formulação de Políticas Públicas Educacionais: Experiências e Desafios
Participación Popular en la Formulación de Políticas Públicas Educativas: Experiencias y Desafíos
Maria Raimunda Carvalho Araujo de Cerqueira, Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice, Paulo Fernando de Melo Martins
pdf
O fracasso escolar sob o olhar de jovens periféricos multirrepetentes
School failure through the looks of multi-repeating peripheral young people
Natálie dos Reis Rodrigues, Jaqueline Moll
pdf
Formação de professores de Ciências Humanas para o atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na Rede Estadual de Ensino Paulista
Human Sciences Teachers Training to serve students with High Abilities/Giftedness in the State Education Network
Lyslley Ferreira dos Santos , Carina Alexandra Rondini
pdf
Criações de E-zines no Meio Digital por Jovens no Período da Pandemia (2020-2021)
Creation of E-zines in the Digital Media by Young People During the Pandemic (2020-2021)
Gerciane do Nascimento, Shara Jane Holanda Costa Adad
pdf
O lado negativo da criatividade: compreensões, determinantes e modelo teórico
The negative side of creativity: understandings, determinants, and theoretical model
Tatiana de Cassia Nakano
pdf
A Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a invisibilidade de seus territórios escolares
The Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEP) for the initial years of Elementary School and the invisibility of its school territories
Anne Karoline Cantalice Sena, Adriege Matias Rodrigues, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
pdf
“EL MI AMOR DE MARTÍ”: o educador cubano no olhar de Gabriela Mistral
“El mi amor de Martí”: el educador cubano en los ojos de Gabriela Mistral
Paolo Vittoria, Teodoro Adriano Costa Zanardi
pdf
O ingresso dos estudantes cotistas nos Institutos Federais e as "travessias" para a inclusão educacional
The admission of quota students to Federal Institutes and "crossings" for educational inclusion
Daiana Schons, Renata Porcher Scherer
pdf
Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar
Hutukara: experiential learning from teaching mathematics in everyday school life
André Ricardo Lucas Vieira, Fabricio Oliveira da Silva, Alfrancio Ferreira Dias
pdf
O sentido da formação universitária em tempos de desemprego estrutural em um curso de licenciatura
licenciatura El sentido de la formación universitaria en tiempos de desempleo estructural en un curso de licenciatura
Raimundo Sérgio de Farias Júnior, Maria Darlene Trindade Corrêa, Leonardo Goncalves de Alvarenga
pdf
Curso de formação continuada de professores acerca da Iniciação Científica na Educação Básica: Contribuições para a Extensão Universitária
Continuing teacher training course on Scientific Initiation in Basic Education: Contributions to University Extension
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Angela Carine Moura Figueira, Leandro Antonio de Oliveira, Daiane Borges de Souza
pdf
Lazer, Meio Ambiente e Vivências Lúdicas: aprendizagens sobre lendas amazônicas e patrimônio ambiental no “Bosque Rodrigues Alves” em Belém-PA
Leisure, Environment and Playful Experiences: learning about Amazonian legends and environmental heritage at “Bosque Rodrigues Alves” in Belém-PA
Lucília da Silva Matos, Mirleide Chaar Bahia, Welington da Costa Pinheiro
pdf
Minicurso “Reconhecendo Estereótipos Raciais nas Mídias e o Ensino de História” e a Lei 10.639/03
Minicourse "Recognizing Racial Stereotypes in the Media and History Teaching" and Law 10.639/03
Silvio José de Mello Neto, Vitória Miron Husein, Guilherme Baumann Achterberg
pdf
A intersetorialidade no contexto da garantia do direito à Educação Integral em Tempo Integral
Intersectorialidad en el contexto de la garantía del derecho a la Educación Integral de Tiempo Completo
Carlos Antônio Diniz Júnior
pdf
Ingresso e permanência de mulheres na matemática: iniciativas que promovem a equidade de gênero
Entry and retainment of women in mathematics: initiatives that promote gender equity
Maria Aparecida Freire Batista, Carlos Ian Bezerra de Melo
pdf
Projeto de Vida no Ensino Médio: itinerário conceitual a partir da produção acadêmica nacional
Life projects in High School: conceptual itinerary within Brazilian academic studies
Sheila de Nazaré Silva Ferreira, Émina Santos
pdf
Federalismo Educacional Brasileiro: concepções e sistemas múltiplos que reverberam na (in)visibilidade da interculturalidade nos espaços escolares.
Brazilian Educational Federalism: multiple concepts and systems that reverberate in the (in)visibility of interculturality in school spaces.
Ângela Noleto da Silva, Robson Vila Nova Lopes, Meyrivane Teixeira Santos Arraes
pdf
Atividade de ensino e a formação do pensamento teórico: a atividade do professor em sala de aula
Teaching activity and the formation of theoretical thinking: the teacher's activity in the classroom
Ivanildes da Glória Nunes Cruz, Carmem Lúcia Artioli Rolim
pdf
Juventudes e educação escolarizada: movimentos dialógicos com jovens em contextos empobrecidos
Youth and school education: dialogical movements with young people in impoverished contexts
Flávio Gonçalves de Oliveira , Renata Duarte Simões
pdf
A presença de smartphones no lar: tecnoferência entre pais e filhos no Brasil
The presence of smartphones in households: parent-child technoference in Brazil
Grazielle Dias Frota , Zena Eisenberg
pdf
A pedagogia empreendedora do Banco Mundial e a mercantilização da educação
The World Bank's Entrepreneurial Pedagogy and the Commodification of Education
Mauricio de Oliveira Paula, Kátia Regina Rodrigues Lima, Patric Anderson Gomes da Silva
pdf
Análise dos egressos em mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais: êxito profissional
Analysis of graduates from masters in Accounting and Actuarian Sciences: professional success
Thaís Benassi Billegas Carareto, Fernando Almeida Santos, Carlos Vital Giordano
pdf
O protagonismo de professores indígenas no processo de ensino-aprendizagem na Escola Warara´awa Assurini, Tucuruí-PA
The role of indigenous teachers in the teaching-learning process at the Warara´awa Assurini School, Tucuruí-PA
Benedita Celeste de Moraes Pinto, Cristian Caio Silva Moreira
pdf
O Ensino de limites de funções: uma análise bibliográfica dos pressupostos da sequência fedathi
The teaching of function limits: A bibliographic analysis of the assumptions of the fedathi sequence
Antonio Marcos da Costa Silvano, Leandra Pessoa Azevedo Silva, Efraim de Alcântara Matos
pdf
“Nitio-abá”: o legado de Ninguém – história da educadora e escritora cearense Anna Facó
"Nitio-abá": the legacy of No one – the story of the cearense educator and writer Anna Facó
Jailson Tavares Cruz, Fátima Maria Nobre Lopes
pdf
Do quadro negro ao metaverso: produções de sentidos para o currículo
From the blackboard to the metaverse: sense-making productions for the curriculum
Michele Marta Moraes Castro, Amanda Yasmim Cezarino, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
pdf
Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências em Tempos de Pandemia: por uma leitura crítica das/com as mídias na educação científica
Digital Technologies in Science Education During the Pandemic: towards a critical reading of/with media in scientific education
Laís Gonçalves Berruezo, Rafaela Ferreira dos Santos, Taís Rabetti Giannella
pdf
O Acervo da Biblioteca da FaeG na Formação dos Pedagogos (1991-2000)
The FaeG Library Collection in the Training of Pedagogues (1991-2000)
Tamara Raiane Rocha Paes; Joseni Pereira Meira Reis
pdf
Museus Virtuais: conectando práticas educativas no ciberespaço
Virtual Museums: connecting educational practices in cyberspace
Mariana Vallis, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Marcelo Borges Rocha
pdf
O Ensino Colaborativo e a Inclusão Escolar de Estudantes Público da Educação Especial: uma Revisão da Literatura
Collaborative Teaching and School Inclusion of Special Education Students: A Literature Review
Elias Brandão de Castro, Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Sônia Regina dos Santos Teixeira
pdf
Cultura de Paz e Educação para a Paz: o que se mostra sobre contexto e conflito na prática dos Orientadores Educacionais?
Culture of Peace and Education for Peace: what is revealed about context and conflict in the practice of Educational Counselors?
Dilce Brasil de Souza, Renata Hernandez Lindemann, Crisna Daniela Krause Bierhalz
pdf
Educação Popular: O Bem Viver desconstrói a colonialidade
Popular Education: Living Well deconstructs coloniality
Reinaldo Matias Fleuri, Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Miguel Costa Silva
pdf
Lógica e Cognição: organização e validação de material didático inclusivo para a estimulação das funções executivas e da lógica-matemática
Logic and Cognition: organization and validation of inclusive didactic material for the stimulation of executive functions and logic-mathematics
Katia Machinez da Cunha, Vitor da Silva Loureiro, Alfred Sholl-Franco
pdf
Os zoológicos como espaços não formais e a ressignificação dos saberes no ensino de ciências
Zoos as non-formal spaces and the reasoning of knowledge in Science teaching
Felipe Augusto da Silva, Luciane Lopes de Souza, Silvia Regina Sampaio de Freitas
pdf
O impacto de formações sobre tecnologias digitais na prática dos docentes
The impact of training on digital technologies on teachers’ practice
Charline Lunardi Fogliato, Ana Cláudia Oliveira Pavão
pdf
O ensino de ciências e a arte: traçando uma relação entre a atividade experimental e o desenho infantil
Science teaching and arts: outlining a correlation between experimental activity and children’s drawing.
Tatyane Pereira de Souza, Thais Moreira, Erika Freitas Mota
pdf
Educação Inclusiva e Roteiro Teatral: o caso de uma abordagem via Imaginação Pedagógica em um curso de Licenciatura em Matemática
Inclusive Education and Theatrical Script: an approach through Pedagogical Imagination in a Mathematics Teaching undergraduate
Ana Luiza Muniz Corrêa, Rafael Peixoto, Vanessa de Paula Cintra
pdf
Educação Ambiental para Surdos na pesquisa da pós-graduação brasileira: uma revisão sistemática a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
Educación Ambiental para Sordos en la investigación de posgrado brasileño: una revisión sistemática a partir de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD)
Ana Beatriz da Silva Lemos, Pedro Bruno Silva Lemos, Antônio Roberto Xavier
pdf
A importância da capacitação pedagógica para preceptores nas residências em saúde: Uma revisão integrativa da literatura
The importance of pedagogical training for preceptors in health residencies: An integrative literature review
Anne Caroline Gonçalves Lima, Ivonete Vieira Pereira Peixoto
pdf
Escolarização no sudoeste do Paraná entre 1890-1930
Schooling in the southwest of Paraná between 1890-1930
Fábio Júlio Bido, Andre Paulo Castanha
pdf
Avanços e desafios na inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma análise sistemática
Advances and challenges in the inclusion of students with disabilities in higher education: a systematic analysis
Mara Cristina Tavares, Claudia Tavares Amaral, Katia Aparecida Firmino Duarte Silva
pdf
Relatos de Pesquisas
Arehate’ywakup’i: a rádio Satere-Ty e a resistência etnolinguística Sateré-Mawé
Arehate’ywakup’i: Satere-Ty radio and Sateré-Mawé ethnolinguistic resistance
José Sateré, Rosenilda Rodrigues de Freitas Luciano, Denize de Souza Carneiro
pdf
Educação e emancipação em Theodor Adorno
Education and emancipation in Theodor Adorno
Renan Santos Furtado , Carlos Nazareno Ferreira Borges
pdf
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares: quais seus objetivos?
Programa Nacional de Escuelas Cívico-Militares: ¿cualés sus objetivos?
Elias Augusto de Aguiar Lengruber, Valdelúcia Alves da Costa
pdf
Identidades femininas: marcadores étnico-raciais de alunas afrodescendentes do ensino médio na cultura do Colégio Estadual Professora Marileine da Silva, Salvador
Identidades femeninas: marcadores étinco-raciales de estudiantes secundarias afro-descendientes en la cultura de la escuela publica Profesora Marileine da Silva, Salvador
Joelma Floriano Tosta Gomes, Gilmario Moreira Brito
pdf
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Artigos mais lidos
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7380
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5700
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4852
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3512
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2891