Avanços e desafios na inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma análise sistemática
Advances and challenges in the inclusion of students with disabilities in higher education: a systematic analysis
Palavras-chave:
Acessibilidade; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência.Resumo
Esta revisão sistemática da literatura, teve como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior, com recorte temporal de 1999 a 2023. As estratégias mencionadas nas pesquisas se concentram em políticas de apoio, treinamento docente específico e implementação do Design Universal para Aprendizagem (UDL). Foram consultadas as bases CAPES Periódicos, SciELO e Google Acadêmico, adotando critérios de inclusão para textos em português e inglês, publicados como artigos acadêmicos e focados na acessibilidade no ensino superior. Foram excluídos textos fora da temática, indisponíveis para download, ou classificados como monografias, dissertações, livros ou relatos de experiência. Após análise, 09 textos atenderam aos critérios, sendo 06 em português e 03 em inglês.
Palavras-chave: Acessibilidade; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência.
Abstract
This systematic literature review aimed to analyze national and international scientific production on the accessibility of students with disabilities in higher education, covering the period from 1999 to 2023. The strategies mentioned in the studies focus on support policies, specific teacher training, and the implementation of Universal Design for Learning (UDL). The CAPES Periodicals, SciELO, and Google Scholar databases were consulted, with inclusion criteria for texts published in Portuguese and English, classified as academic articles, and addressing accessibility in higher education. Exclusion criteria included texts unrelated to the theme, unavailable for download, or classified as monographs, dissertations, books, or experience reports. After analysis, 09 studies met the criteria, with 06 published in Portuguese and 03 in English.
Keywords: Accessibility; University education; Disabled people
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