Avanços e desafios na inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma análise sistemática

Advances and challenges in the inclusion of students with disabilities in higher education: a systematic analysis

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência.

Resumo

Esta revisão sistemática da literatura, teve como objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior, com recorte temporal de 1999 a 2023. As estratégias mencionadas nas pesquisas se concentram em políticas de apoio, treinamento docente específico e implementação do Design Universal para Aprendizagem (UDL). Foram consultadas as bases CAPES Periódicos, SciELO e Google Acadêmico, adotando critérios de inclusão para textos em português e inglês, publicados como artigos acadêmicos e focados na acessibilidade no ensino superior. Foram excluídos textos fora da temática, indisponíveis para download, ou classificados como monografias, dissertações, livros ou relatos de experiência. Após análise, 09 textos atenderam aos critérios, sendo 06 em português e 03 em inglês.

Palavras-chave:  Acessibilidade; Ensino Superior; Pessoas com Deficiência.

 

Abstract

This systematic literature review aimed to analyze national and international scientific production on the accessibility of students with disabilities in higher education, covering the period from 1999 to 2023. The strategies mentioned in the studies focus on support policies, specific teacher training, and the implementation of Universal Design for Learning (UDL). The CAPES Periodicals, SciELO, and Google Scholar databases were consulted, with inclusion criteria for texts published in Portuguese and English, classified as academic articles, and addressing accessibility in higher education. Exclusion criteria included texts unrelated to the theme, unavailable for download, or classified as monographs, dissertations, books, or experience reports. After analysis, 09 studies met the criteria, with 06 published in Portuguese and 03 in English.

Keywords: Accessibility; University education; Disabled people

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Cristina Tavares, Universidade Federal de Catalão

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Educação e Pedagoga pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas – GO e na Secretaria de Educação de Goiás. É membro do Grupo de Pesquisa CIEED (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação).

E-mail: maracristinata@gmail.com    ORCID: https://orcid.org/0009-0003-6743-513x

Claudia Tavares Amaral, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora do Magistério Superior no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Editora Chefe da Revista Poiesis Pedagógica e Líder do Grupo de Pesquisa CIEED (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação).

E-mail: claudia.amaral@ufcat.edu.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2859-9353 

Katia Aparecida Firmino Duarte Silva, IFGoiano

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Pedagoga pelo Instituto Federal de Goiás, IF Goiano. Professora na Secretaria Municipal de Educação de Ipameri – Goiás.Email: Katiafirmino@yahoo.com.br   ORCID https://orcid.org/0009-0007-3378-1711

 

Referências

Cabral, V. N.; Orlando, R. M.; Meleti, S. M. F. . O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 4, 2020.

Ciantelli, A. P. C.; Leite, L. P. . Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira, Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, jul.-set., 2016

Dussilek, C. A.; Moreira, J. C. C. . Inclusão no ensino superior: uma revisão sistemática das condições apresentadas aos estudantes com deficiência. Research, Society and Development, v. 06, n. 04, 2017.

Ghirardi, M. I. G. Trabalho e deficiência: as cooperativas como estratégia de inclusão social. Revista Terapia Ocupacional. v. 15, n. 2, p. 49-54, 2004.

Guanilo, M. C. D. ; Takahashi, R. F. ; Bertolozzi, M. R. . Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2011, p. 1260-1266.

Goode, J. . Managing’ disability: early experiences of university students with disabilities. Disability & Society, v. 22, n. 1, january 2007, p. 35–48.

Hanafin, J.; Shevlin, M.; Kenny, M. et al. Including young people with disabilities: Assessment challenges in higher education. High Educ, v. 54, p. 435–448 (2007).

Lopes, M. C. (2009). Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação e Realidade, vol. 34, n. 02, p. 153-169. https://www.educa.fcc.org.br. Acesso em: 13 de setembro de 2023.

Martins, D. A. ; Leite, L. P. ; Lacerda, C. B. F. . Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, p. 984-1014, out./dez. 2015.

Martins, L. M. S. M., & Silva, L. G. S. (2016). Trajetória acadêmica de uma estudante com deficiência visual no ensino superior. Revista Educação em Questão, v. 54, n. 41, p.251-274. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em 12 de setembro de 2023.

Moher, D.; Liberati, A.; Tetzlaff, J.; Altman, D. G., & Grupo PRISMA. (2009). Itens de Relato Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-análises: A Declaração PRISMA. PLOS Medicine, v. 6, n. 7, e1000097. doi:10.1371/journal.pmed.1000097.

Oliveira, J. d. . Análise da produção científica com a temática inclusão no ensino superior: reflexões sobre artigos publicados no período de 2016 a novembro de 2018. Revista Educação Especial, v. 32, 2019.

Silva, J. C.; Pimentel, A. M. (2021). Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. Salvador, v. 29, 2021.

Zaki, N. H. M.; Ismail, Z. . Towards Inclusive Education for Special Need Students in Higher Education from the Perspective of Faculty Members: A Systematic Literature Review. Asian Journal of University Education, v. 17, n.4, p. 201-211, oct. 2021.

Downloads

Publicado

29/01/2025
Métricas
  • Visualizações do Artigo 4
  • pdf downloads: 4

Como Citar

TAVARES, M. C.; AMARAL, C. T.; FIRMINO DUARTE SILVA, K. A. Avanços e desafios na inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma análise sistemática: Advances and challenges in the inclusion of students with disabilities in higher education: a systematic analysis. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8245. Acesso em: 31 jan. 2025.