Cultura de Paz e Educação para a Paz: o que se mostra sobre contexto e conflito na prática dos Orientadores Educacionais?

Culture of Peace and Education for Peace: what is revealed about context and conflict in the practice of Educational Counselors?

Autores

Palavras-chave:

Cultura da Paz, Educação para Paz, Orientação Educacional

Resumo

Este artigo discute os contextos e conflitos vivenciados pelos Orientadores Educacionais (OE) no que diz respeito aos conceitos de Cultura e Educação para a Paz na escola. Estes foram assumidos pelo entrelaçamento do Manifesto 2000 com a Pedagogia da Conflitologia (Salles Filho, 2019) e os Sete saberes necessários à educação do futuro (Morin, 2011). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que entrevistou nove OE da rede pública de Bagé-RS. A partir da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016), constatou-se que o contexto profissional das OE traz vivências e virtualidades como emergências atuais da educação brasileira. Somado a isso, os conflitos, que são naturais, precisam ser problematizados para não se configurarem como violências. Essa problematização dos conflitos envolve um trabalho de mediação, compreendido como um processo de prevenção à violência na busca de uma Cultura de Paz.

Palavras-chave: Cultura da Paz; Educação para Paz; Orientação Educacional.

 

This article discusses the contexts and conflicts experienced by Educational Counselors (EC) regarding the concepts of Culture and Peace Education in schools. These were addressed through the interweaving of the Manifesto 2000 with the Pedagogy of Conflictology (Salles Filho, 2019) and the Seven Complex Lessons in Education for the Future (Morin, 2011). This qualitative research involved interviews with nine ECs from the public-school network of Bagé-RS. Through Discursive Textual Analysis (Moraes & Galiazzi, 2016), it was found that the professional context of ECs encompasses experiences and potentialities as current emergences in Brazilian education. Additionally, conflicts, which are natural, need to be problematized to prevent them from becoming violence. This problematization of conflicts involves mediation work, understood as a process of violence prevention in the pursuit of a Culture of Peace.

Key words: Culture of Peace; Education for Peace; Educational Counseling.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Dilce Brasil de Souza, Unipampa/Programa de Pós-graduação em Ensino

Mestre em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé – RS – Brasil. Professora da rede privada de Bagé (CFES). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA). Email: dilcebrasildesouza@gmail.com Orcid:  https://orcid.org/0009-0006-9734-6674

Renata Hernandez Lindemann, UNIPAMPA

Pedagoga (UFPel). Mestre em Educação Ambiental (FURG).  Doutora em Educação (PUC-RS). Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-graduação em Ensino na linha de pesquisa Perspectivas Epistemológicas e Pedagógicas Plurais e Inclusivas. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA). Email: crisnabierhalz@unipampa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5117-6415

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Unipampa/Programa de Pós-graduação em Ensino

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino - Americana de Pesquisa em Educação Química e Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A - UNIPAMPA). Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé - RS.

Email: renatalindemann@unipampa.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5932-7807

 

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Publicado

29/01/2025
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Como Citar

BRASIL DE SOUZA, D.; LINDEMANN, R. H.; KRAUSE BIERHALZ, C. D. Cultura de Paz e Educação para a Paz: o que se mostra sobre contexto e conflito na prática dos Orientadores Educacionais? Culture of Peace and Education for Peace: what is revealed about context and conflict in the practice of Educational Counselors?. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8755. Acesso em: 31 jan. 2025.