Do quadro negro ao metaverso: produções de sentidos para o currículo

From the blackboard to the metaverse: sense-making productions for the curriculum

Autores

Resumo

As políticas curriculares incentivam o uso de tecnologias digitais na educação básica, porém muitas vezes são aplicadas de forma prescritiva, resultando em abordagens tecnocêntricas. Reconhecendo as complexas negociações entre os agentes envolvidos nessas políticas curriculares, essa pesquisa destaca a importância de compreender as percepções dos professores. Nesse sentido, uma experiência permitiu professores acessarem um espaço virtual no metaverso para avaliar seu potencial nos espaços de formação. A metodologia incluiu investigações teóricas e empíricas, observação participante e entrevistas. Os resultados revelam percepções sobre o uso do metaverso no currículo, contribuições e limitações na educação. Este estudo promove uma compreensão do potencial do metaverso na educação, enfatizando a importância dos processos de significação na incorporação de tecnologias no currículo.

Palavras-chave: Educação; Metaverso; Currículo.

 

Abstract

Curriculum policies encourage the use of digital technologies in basic education, but often they are implemented prescriptively, resulting in technocentric approaches. Recognizing the complex negotiations among the agents involved in these curriculum policies, this research highlights the importance of understanding teachers' perceptions. In this regard, an experiment allowed teachers to access a virtual space in the metaverse to assess its potential in educational settings. The methodology included theoretical and empirical investigations, participant observation, and interviews. Results reveal perceptions of metaverse use in the curriculum, contributions, and limitations in education. This study promotes understanding metaverse potential in education, emphasizing the importance of signification processes in tech integration into the curriculum.

Keywords: Education; Metaverse; Curriculum.

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Biografia do Autor

Michele Marta Moraes Castro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CBA-MT). Mestra em Educação pela mesma Universidade. Especialização em Banco de Dados e Informação Estratégica pela Faculdade Ruy Barbosa (FRB/SSA-BA). Graduação em Administração com habilitação em Análise de Sistemas pela Fundação Visconde de Cairu (FVC/SSA-BA). Campo de interesse abrange estudos sobre Tecnologias Digitais, Interação Humano-Computador, Cibercultura, Capitalismo de Vigilância e as Tecnologias Emergentes, tais como Metaverso e Inteligência Artificial.

Amanda Yasmim Cezarino, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação Docente. Mestra em Educação pela UFMT (2017), com bolsa da agência de fomento CAPES. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação Cuiabá-MT, atuando no Atendimento Educacional Especializado desde 2017. Especialista em Atendimento Educacional Especializado (2016). Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Goiás. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professor Associado lotado no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Química. Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Campus Cuiabá. É professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências e Matemática, Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

10/07/2025

Como Citar

MARTA MORAES CASTRO, M.; YASMIM CEZARINO, A.; THIAGO DAMASCENO RIBEIRO, M. Do quadro negro ao metaverso: produções de sentidos para o currículo: From the blackboard to the metaverse: sense-making productions for the curriculum. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8727. Acesso em: 14 dez. 2025.