O ingresso dos estudantes cotistas nos Institutos Federais e as "travessias" para a inclusão educacional
The admission of quota students to Federal Institutes and "crossings" for educational inclusion
Resumo
O artigo aborda a política de ações afirmativas para a inclusão nas instituições federais de ensino, destacando os desafios enfrentados pelos estudantes cotistas durante o processo de ingresso em uma instituição de ensino da rede federal. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando questionário como instrumento de coleta de dados. Para tanto, utilizamos como base os seguintes autores: Cavalcante (2015), Fraser (2002), Ambrosini e Escott (2018), Coutinho e Mello (2011). Os resultados apontam que as barreiras na informação e na comunicação têm implicações diretas em alguma etapa no processo de ingresso. O estudo notabiliza a relevância de aprimorar a comunicação institucional, levando em consideração a realidade educacional dos pais e dos estudantes, com ênfase na clareza das informações e na usabilidade.
Palavras-chave: Ingresso; Lei n. 12.711/2012; Educação Profissional e Tecnológica.
Abstract
The article addresses the affirmative action policy for inclusion in federal educational institutions, highlighting the challenges faced by quota students during the process of entering a federal educational institution. This is a case study with a qualitative approach, using a questionnaire as a data collection instrument. To do so, we used the following authors as a basis: Cavalcante (2015), Fraser (2002), Ambrosini and Escott (2018), Coutinho and Mello (2011). The results indicate that barriers in information and communication have direct implications at some stage in the admission process. The study highlights the relevance of improving institutional and governmental communication, taking into account the educational reality of parents and students, with an emphasis on clarity of information and usability.
Keywords: Admission; Law n. 12.711/2012; Professional and Technological Education.
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