O ensino de ciências e a arte: traçando uma relação entre a atividade experimental e o desenho infantil
Science teaching and arts: outlining a correlation between experimental activity and children’s drawing.
Palavras-chave:
Ferramentas Pedagógicas, Ensino Fundamental, Pesquisa quanti-qualitativaResumo
O presente trabalho tem como objetivo geral traçar uma relação entre o ensino de Ciências e a Arte, utilizando a atividade experimental e o desenho infantil como ferramentas pedagógicas. Este estudo foi realizado com a observância do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para esta investigação utilizamos a pesquisa quanti-qualitativa, que ocorreu a partir da realização de uma oficina pedagógica com a turma de 6º ano, composta por 23 alunos. Dos resultados encontrados, as atividades práticas utilizadas foram fundamentais como ferramenta pedagógica, pois possuem um grande potencial para que os alunos possam compreender os conteúdos, principalmente quando é abordado um tema distante da realidade dos estudantes.
Palavras-chave: Ferramentas Pedagógicas; Ensino Fundamental; Pesquisa quanti-qualitativa.
Abstract
The general objective of this work is to outline the correlation between Science Teaching and Arts, using experimental activities and children’s drawing as pedagogical tools. This study was carried out in compliance with the National Council for Ethics in Research with Human Beings. For this investigation, we used quantitative and qualitative research, which took place after a pedagogical workshop was held with a 6th grade class made up of 23 students. The results show that the practical activities used were fundamental as a pedagogical tool, as they have great potential for students to understand the content, especially when a topic far removed from the students' reality is addressed.
Keywords: Pedagogical Tools; Elementary; Quantitative and Qualitative Research.
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