O ensino de ciências e a arte: traçando uma relação entre a atividade experimental e o desenho infantil

Science teaching and arts: outlining a correlation between experimental activity and children’s drawing.

Autores

Palavras-chave:

Ferramentas Pedagógicas, Ensino Fundamental, Pesquisa quanti-qualitativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral traçar uma relação entre o ensino de Ciências e a Arte, utilizando a atividade experimental e o desenho infantil como ferramentas pedagógicas. Este estudo foi realizado com a observância do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para esta investigação utilizamos a pesquisa quanti-qualitativa, que ocorreu a partir da realização de uma oficina pedagógica com a turma de 6º ano, composta por 23 alunos. Dos resultados encontrados, as atividades práticas utilizadas foram fundamentais como ferramenta pedagógica, pois possuem um grande potencial para que os alunos possam compreender os conteúdos, principalmente quando é abordado um tema distante da realidade dos estudantes.

Palavras-chave: Ferramentas Pedagógicas; Ensino Fundamental; Pesquisa quanti-qualitativa.

 

 

Abstract

The general objective of this work is to outline the correlation between Science Teaching and Arts, using experimental activities and children’s drawing as pedagogical tools. This study was carried out in compliance with the National Council for Ethics in Research with Human Beings. For this investigation, we used quantitative and qualitative research, which took place after a pedagogical workshop was held with a 6th grade class made up of 23 students. The results show that the practical activities used were fundamental as a pedagogical tool, as they have great potential for students to understand the content, especially when a topic far removed from the students' reality is addressed.

Keywords: Pedagogical Tools; Elementary; Quantitative and Qualitative Research.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Tatyane Pereira de Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas; Bacharelado em Engenharia de Pesca e Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e em Impactos da Violência na Escola pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Professora Efetiva de Biologia da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.

E-mail: tatyane@alu.ufc.br   ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-4675-8936.

Thais Moreira, Universidade Federal do Ceara

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pedagogia pela UNINTER. Mestra e Doutoranda em Educação Brasileira pela UFC. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq). Bolsista de Doutorado pela CAPES, além de atuar como tutora do curso de Pedagogia do Programa Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

EMAIL: thais.ufc@hotmail.com  ORCID iD:  https://orcid.org/0000-0002-3064-2181 

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Licence de Biologie Cellulaire et Physiologie - Université de Paris XI, com Doutorado em Bioquímica pela UFC e Pós-Doutorado na Universidade de Maryland nos EUA (2015). Atualmente, é Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET-MEC-SESu-Biologia-UFC. Professora dos Programas de Pós Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC.

EMAIL: erika.mota@ufc.br  ORCID iD:  https://orcid.org/0000-0003-1477-5563

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29/01/2025
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Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, T.; MOREIRA, T.; FREITAS MOTA, E. O ensino de ciências e a arte: traçando uma relação entre a atividade experimental e o desenho infantil: Science teaching and arts: outlining a correlation between experimental activity and children’s drawing. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8102. Acesso em: 31 jan. 2025.