Curso de formação continuada de professores acerca da Iniciação Científica na Educação Básica: Contribuições para a Extensão Universitária
Continuing teacher training course on Scientific Initiation in Basic Education: Contributions to University Extension
Resumo
A Iniciação Científica (IC) na Educação Básica tem sido cada vez mais incentivada nas escolas, porém para isso é preciso subsidiar os docentes a trabalharem como orientadores em pesquisas realizadas pelos estudantes. Essa pesquisa emergiu do projeto de extensão “Formação continuada para professores e professoras acerca da IC na Educação Básica” e teve como objetivo compreender e refletir sobre as contribuições do curso aos docentes participantes. Os instrumentos de produção de dados ocorreram por meio de questionário on-line com a análise de conteúdo das respostas. Dentre os principais resultados em relação aos aspectos mais importantes da formação foram destacados o compartilhamento de experiências. Em relação à contribuição do curso, as respostas indicaram ampliação de seus conhecimentos sobre o tema e como introduzir a pesquisa na Educação Básica.
Palavras-chave: Educar pela pesquisa; Formação docente; Iniciação Científica.
Abstract
Scientific Initiation (CI) in Basic Education has been increasingly encouraged in schools, but for this to happen, teachers need to be given the support they need to work as mentors in research carried out by students. This research emerged from the extension project "Continuing training for teachers on CI in Basic Education" and aimed to understand and reflect on the contributions of the course to the participating teachers. The instruments used to produce the data were an online questionnaire and a content analysis of the answers. Among the main results about the most important aspects of the training was the sharing of experiences. Concerning the course's contribution, the responses indicated that they had expanded their knowledge of the subject and how to introduce research in basic education.
Keywords: Educate through research; Teacher training; Scientific Initiation.
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