A intersetorialidade no contexto da garantia do direito à Educação Integral em Tempo Integral

Intersectorialidad en el contexto de la garantía del derecho a la Educación Integral de Tiempo Completo

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a intersetorialidade como estratégia para a garantia do direito à Educação Integral em Tempo Integral. De cunho qualitativo e tendo por base a pesquisa bibliográfica, o artigo utilizou produções científicas sobre a temática da intersetorialidade e da Educação Integral em Tempo Integral. Entre as reflexões apresentadas, o texto evidencia a necessidade do fortalecimento das políticas públicas e, por conseguinte, do Estado, para a materialização da articulação intersetorial. Em relação às políticas de Educação Integral em Tempo Integral, é destacado que a intersetorialidade deve estar presente desde a elaboração à materialização da política no contexto local. Além disso, compreende-se que a própria concepção de Educação Integral aponta para a necessidade da articulação intersetorial para a busca de sua garantia enquanto direito.

Palavras-chave: Intersetorialidade; Educação Integral; Tempo Integral.

 

Resumen

El objetivo de este estudio es analizar la intersectorialidad como estrategia para garantizar el derecho a la Educación Integral a Tiempo Completo. De carácter cualitativo y basado en investigaciones bibliográficas, el artículo utilizó producciones científicas sobre el tema de la intersectorialidad y la Educación Integral de Tiempo Completo. Entre las reflexiones presentadas, el texto destaca la necesidad de fortalecer las políticas públicas y, en consecuencia, el Estado, para la materialización de la articulación intersectorial. En relación con las políticas de Educación Integral de Tiempo Completo, se destaca que la intersectorialidad debe estar presente desde la elaboración de la política hasta su materialización en el contexto local. Además, se entiende que la propia concepción de Educación Integral apunta a la necesidad de articulación en la búsqueda de su garantía como derecho.

Palabras clave: Intersetorialidad; Educación Integral; Tempo Completo.

             

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Biografia do Autor

Carlos Antônio Diniz Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor Adjunto no Departamento de Didática da Escola de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integra o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Tem como temáticas centrais de investigação: Financiamento da Educação, Políticas de ampliação da jornada escolar, Planejamento Educacional, Estudos Comparados em Educação e Mercosul Educacional.

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Publicado

25/06/2025

Como Citar

DINIZ JÚNIOR, C. A. A intersetorialidade no contexto da garantia do direito à Educação Integral em Tempo Integral: Intersectorialidad en el contexto de la garantía del derecho a la Educación Integral de Tiempo Completo. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9635. Acesso em: 14 dez. 2025.