O Ensino Colaborativo e a Inclusão Escolar de Estudantes Público da Educação Especial: uma Revisão da Literatura
Collaborative Teaching and School Inclusion of Special Education Students: A Literature Review
Palavras-chave:
Educação Especial, Ensino Colaborativo, Inclusão EscolarResumo
O artigo focaliza o Ensino Colaborativo no processo de inclusão dos Estudantes Público da Educação Especial – PEE, no Brasil, e tem por objetivo evidenciar as potencialidades e os desafios apontados pela literatura, concernentes ao desenvolvimento do referido ensino para o processo de inclusão escolar dos estudantes PEE. O método seguiu as diretrizes da abordagem qualitativa e constou de pesquisa bibliográfica, realizada no período de junho a agosto de 2023, tendo como fontes artigos em periódicos publicados entre os anos 2018 e 2023 na biblioteca virtual SciELO, na Revista Educação Especial em Debate e na Revista Educação Especial. Os dados foram tratados mediante a análise textual discursiva. Os resultados revelam que o ensino colaborativo tem se mostrado benéfico no processo de inclusão escolar, mas apresenta desafios a serem superados. Conclui-se que o Ensino Colaborativo é um fator importante para o processo de inclusão dos estudantes PEE, mas que, no Brasil, sua efetivação ainda não é uma realidade, carecendo da criação de condições materiais para tal.
Palavras-chave: Educação Especial; Ensino Colaborativo; Inclusão Escolar.
Abstract
The article focuses on Collaborative Teaching in the process of inclusion of Special Education Public Students – PEE, in Brazil, and aims to highlight potentialities and challenges pointed out by the literature, concerning the development of this teaching model for the process of school inclusion of PEE students. The method followed the guidelines of the qualitative approach and consisted of bibliographic research, carried out from June to August 2023, using as sources articles in journals published between 2018 and 2023 in the SciELO virtual library, in the Revista Educação Especial em Debate and in the Revista Educação Especial. The data were processed through discursive textual analysis. The results reveal that collaborative teaching has proven to be beneficial in the school inclusion process, but it faces challenges to be overcome. It is concluded that Collaborative Teaching is an important factor for the process of inclusion of PEE students, however, in Brazil, its implementation is not yet a reality, as it requires creation of material conditions for its accomplishment.
Keywords: Special Education; Collaborative Teaching; School inclusion.
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