Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar
Hutukara: experiential learning from teaching mathematics in everyday school life
Palavras-chave:
Docência em matemática, Experiência, Pesquisa narrativaResumo
O artigo objetivou compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor desenvolve o ensino de matemática no cotidiano escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de três colaboradores que atuam como professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O estudo revelou que os saberes docentes não se limitam ao ensino operacional da matemática, mas surgem da relação com os estudantes e o acolhimento que motivam a aprendizagem. Assim, a preocupação com o saber matemático cede espaço a uma matemática escolar estruturada na formação geral e específica dos alunos.
Palavras-chave: Docência em matemática; Experiência; Pesquisa narrativa.
Abstract
The article aimed to understand how experiential learning in mathematics teaching emerges narratively from the ways in which each teacher develops mathematics teaching in everyday school life. The research is qualitative in nature, anchored in the narrative research approach, characterized by being a comprehensive/interpretative process of the narratives/experiences of three collaborators who work as mathematics teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano. The research device was the reflective workshop. The study revealed that teaching knowledge is not limited to the operational teaching of mathematics but arises from the relationship with students and the welcoming that motivates learning. Thus, the concern with mathematical knowledge gives way to a school mathematics structured in the general and specific education of students.
Keywords: Teaching mathematics; Experience; Narrative research.
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