Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar

Hutukara: experiential learning from teaching mathematics in everyday school life

Autores

Palavras-chave:

Docência em matemática, Experiência, Pesquisa narrativa

Resumo

O artigo objetivou compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem narrativamente dos modos que cada professor desenvolve o ensino de matemática no cotidiano escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na abordagem da pesquisa narrativa, caracterizada por se tratar de um processo compreensivo/interpretativo das narrativas/experiências de três colaboradores que atuam como professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. O dispositivo de pesquisa foi o ateliê reflexivo. O estudo revelou que os saberes docentes não se limitam ao ensino operacional da matemática, mas surgem da relação com os estudantes e o acolhimento que motivam a aprendizagem. Assim, a preocupação com o saber matemático cede espaço a uma matemática escolar estruturada na formação geral e específica dos alunos.

Palavras-chave: Docência em matemática; Experiência; Pesquisa narrativa.

 

 

Abstract

The article aimed to understand how experiential learning in mathematics teaching emerges narratively from the ways in which each teacher develops mathematics teaching in everyday school life. The research is qualitative in nature, anchored in the narrative research approach, characterized by being a comprehensive/interpretative process of the narratives/experiences of three collaborators who work as mathematics teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano. The research device was the reflective workshop. The study revealed that teaching knowledge is not limited to the operational teaching of mathematics but arises from the relationship with students and the welcoming that motivates learning. Thus, the concern with mathematical knowledge gives way to a school mathematics structured in the general and specific education of students.

Keywords: Teaching mathematics; Experience; Narrative research.

 

 

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Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutor em Educação. Professor da Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat (IFSertãoPE/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9279-5802. E-mail: andre.ricardo@ifsertao-pe.edu.br

Fabricio Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Educação e Contemporaneidade. Professor Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – NEPPU (UEFS/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7962-7222. E-mail: fosilva@uefs.br.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Queer e outras Epistemologias Feministas – ConQueer (UFS/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6740-6257. E-mail: diasalfrancio@academico.ufs.br.

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Publicado

26/06/2025

Como Citar

VIEIRA, A. R. L.; SILVA, F. O. da; DIAS, A. F. Hutukara: aprendizagens experienciais do ensino de matemática no cotidiano escolar : Hutukara: experiential learning from teaching mathematics in everyday school life . Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10151. Acesso em: 5 dez. 2025.