Práticas pedagógicas de articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental
Pedagogical practices of articulation between early childhood education and elementary school
Resumo
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever as práticas docentes que promovem a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O problema levantado é: como as professoras de Novo Mundo, interior do estado de Mato Grosso, desenvolvem a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas práticas pedagógicas? Para tal, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com professoras do último ano da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma cidade interiorana do estado de Mato Grosso. O tratamento dos dados da pesquisa contemplou a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo (Bardin, 1977), o que possibilitou investigar este fenômeno. Concluímos que há muita semelhança entre os métodos aplicados e as atividades desenvolvidas no último ano da Educação Infantil e na turma da alfabetização e que a articulação da transição se dá através da antecipação das práticas docentes. Ao final da pesquisa, podemos observar que a articulação é complexa; é um contínuo que envolve coisas, pessoas, objetos, elementos; é um processo que envolve a escola e não apenas duas professoras.
Palavras-chave: Educação Infantil; Transição; Ensino Fundamental; Práticas Pedagógicas.
Abstract
In order to describe the teaching practices that promote the articulation between Early Childhood Education and Elementary School, observations and semi-structured interviews were conducted with teachers of the last year of Early Childhood Education and the first year of Elementary School in an inland city of the state of Mato Grosso. The problem raised is how teachers from Novo Mundo, in the state of Mato Grosso, develop the articulation between Early Childhood Education and Elementary School in their pedagogical practices. The treatment of the research data included the qualitative approach and content analysis (BARDIN, 1977), which made it possible to investigate this phenomenon. It was concluded that there is a lot of similarity between the methods applied and activities developed in the last year of Early Childhood Education and in the literacy class and that the articulation of the transition occurs through the anticipation of teaching practices. At the end of the research, we could observe that the articulation is complex; it is a continuum that involves things, people, objects, elements; It is a process that involves the school and not just two teachers.
Keywords: Early Childhood Education; Transition; Elementary School; Pedagogical Practices.
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