Educação Ambiental para Surdos na pesquisa da pós-graduação brasileira: uma revisão sistemática a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Educación Ambiental para Sordos en la investigación de posgrado brasileño: una revisión sistemática a partir de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD)

Autores

Resumo

A promoção da Educação Ambiental objetiva oportunizar que o indivíduo e a coletividade atuem, de maneira crítica e reflexiva, na proteção, preservação e conservação do meio ambiente natural para as atuais e futuras gerações. Ante o exposto, o presente artigo objetiva analisar, mediante revisão sistemática da literatura, a inserção da pesquisa sobre Educação Ambiental para Surdos na pós-graduação brasileira, no decorrer do período entre os anos de 2006 e 2019, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Analisaram-se 12 teses e dissertações, contudo somente oito foram selecionadas por meio de critérios de inclusão e exclusão preestabelecidos. O estudo revelou que há poucas pesquisas na área, notadamente envolvendo Educação Ambiental para Surdos na Educação Infantil. Em geral, conclui-se que a pesquisa sobre a referida área de pesquisa tem apresentado um número exíguo de trabalhos publicados nos anos de 2006 a 2019.

Palavras-chave: Educação Ambiental; inclusão; surdos.

 

Resumen

La difusión de la Educación Ambiental tiene como objetivo proporcionar que el individuo y la colectividad actúen de modo crítico y reflexivo en la protección, preservación y conservación del medio ambiente natural para las actuales y futuras generaciones. Ante lo expuesto, este artículo busca analizar, mediante revisión sistemática de la literatura, la inclusión de la investigación sobre Educación Ambiental para Sordos en el posgrado brasileño, entre 2006 y 2019, en la base de datos de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones. Se analizaron 12 tesis y disertaciones, pero solo ocho fueron seleccionadas a través de criterios de inclusión y exclusión predeterminados. El estudio puso en evidencia que hay pocas investigaciones en el área, en especial sobre la Educación Ambiental para Sordos en la Educación Infantil. Por lo general, se concluye que la investigación sobre el mencionado campo de estudio presenta reducido número de trabajos publicados de 2006 a 2019.

Palabras clave: Educación Ambiental; inclusión; sordos.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bolsista CAPES. Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Especialista em Educação Básica pelo Instituto Federal do Ceará, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará, integrante do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais – GPS/Unilab/CNPq. – E-mail: beatrizlemosbio@gmail.com / Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5173-6822.

Pedro Bruno Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), polo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Assistente em Administração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos (GREPET/CNPq).

E-mail: pedrolemos@unilab.edu.br / Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7235-9846

 

Antônio Roberto Xavier , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor/Coordenador do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Líder do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais – GPS/Unilab/CNPq. E-mail: roberto@unilab.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3018-2058.

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Publicado

29/01/2025
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Como Citar

LEMOS, A. B. da S.; LEMOS, P. B. S.; XAVIER , A. R. Educação Ambiental para Surdos na pesquisa da pós-graduação brasileira: uma revisão sistemática a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD): Educación Ambiental para Sordos en la investigación de posgrado brasileño: una revisión sistemática a partir de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) . Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6830. Acesso em: 31 jan. 2025.