Novo ensino médio: orientações e formações recebidas pelos professores acerca da reestruturação curricular
New high school: orientation and forms received by teachers about curricular restructuring
Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar as formas com que ocorreram as orientações para professores dos componentes curriculares da Formação Geral Básica, referentes à implementação do Novo Ensino Médio. Realizou-se a coleta de informações por meio de entrevistas com o corpo docente e com a coordenação pedagógica atuantes no Novo Ensino Médio de uma escola da Rede Escolar Pública Estadual (REPE/RS). Para o tratamento e análise das informações coletadas, utilizou-se os aportes metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados. A partir disso, foi possível constatar seis tipos de orientações e três tipos de formações proporcionadas para os professores. Foi possível constatar que os professores tiveram uma alta demanda de estudo e formações para compreender todo o processo de reestruturação curricular e que diferentes interpretações foram construídas pelos professores.
Palavras-chave: Ensino Médio; Atualização do currículo; Mudança em educação.
Abstract
The objective of this article is to characterize the guidance and training received by teachers in the Basic General Education regarding the New High School within schools belonging to the 17th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul. Data was collected through interviews with the teaching staff and pedagogical coordination involved in the New High School across schools in the State Public School Network of Rio Grande do Sul (REPE/RS). The Grounded Theory (GT) methodological was employed for processing and analyzing the gathered information. Six types of guidance and three types of training provided to teachers were identified. It was possible to observe that teachers had a high demand for study and training to understand the entire process of curricular restructuring and that different interpretations were constructed by teachers.
Keywords: High school; Curriculum reorganization; Curriculum research.
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Referências
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