Os zoológicos como espaços não formais e a ressignificação dos saberes no ensino de ciências

Zoos as non-formal spaces and the reasoning of knowledge in Science teaching

Autores

Palavras-chave:

Zoológico, Formação científica, Ensino não formal

Resumo

Os jardins zoológicos vêm sendo apontados como ambientes não formais de ensino e aprendizagem, principalmente no campo das Ciências, como alternativo ao tradicionalismo ainda presente na educação contemporânea. Nesse sentido, o presente trabalho busca discutir a utilização de zoológicos enquanto espaços não formais de ensino a partir de uma revisão tradicional da literatura de trabalhos que abordam esses espaços na Educação Básica, consultando cinco bases de dados entre os anos de 2012 e 2022. A discussão nos levou ao pensamento de que apesar do reconhecimento dos zoológicos como ambientes de aprendizagem, atitudes procedimentais adequadas ainda devem ser melhor trabalhadas, o que levanta a discussão sobre o planejamento docente ao realizar uma prática nesses ambientes de ensino.

Palavras-chave: Zoológico; Formação científica; Ensino não formal.

 

 

Abstract

Zoos have been identified as non-formal teaching and learning environments, especially in the field of Science, as an alternative to the traditionalism still present in contemporary education. In this sense, the present work seeks to discuss the use of zoos as non-formal teaching spaces based on a traditional literature review of works that address these spaces in Basic Education, consulting five databases between the years 2012 and 2022. This discussion led us to the thought that despite the recognition of zoos as learning environments, appropriate procedural attitudes must still be better worked on, which raises the discussion about teaching planning when carrying out practice in these teaching environments.

Keywords: Zoo; Scientific training; Non-formal education.

 

 

 

 

                        

 

 

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Biografia do Autor

Felipe Augusto da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UniAcademia de Juiz de Fora (2012) e Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Faculdade São Luis (2022). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA). Atua como professor da Educação Básica do Governo do Estado do Amazonas e coordenador de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE) da FAPEAM desde 2016.

E-mail: fads.mca23@uea.edu.br.  Orcid iD: https://orcid.org/0009-0009-0433-7827.

Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1995; 1998). Mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA (1999) e o Doutorado na mesma instituição em 2006. Desde agosto de 2004 é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Está fazendo o estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Investigação de Antropologia e Saúde (CIAS), e é Coordenadora Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UEA, além de docente colaboradora do PPGEEC da UEA.

E-mail: llopes@uea.edu.br.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1635-460X.

Silvia Regina Sampaio de Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Ciências Biológicas, nas modalidades Bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2002, concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCM/IOC/Fiocruz). No período de 2002 a 2006 desenvolveu seu doutorado pelo PGBCM/IOC/Fiocruz. Entre os anos de 2008 e 2010 realizou o estágio de pós-doutoramento pelo departamento de Cardiopneumologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP). Desde março de 2013 é professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé/CEST (2013-2014) e na Escola Superior de Ciências da Saúde/ESA (desde 2023).

E-mail: srfreitas@uea.edu.br. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2987-7837.

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Publicado

29/01/2025
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Como Citar

DA SILVA, F. A.; SOUZA, L. L. de; FREITAS, S. R. S. de. Os zoológicos como espaços não formais e a ressignificação dos saberes no ensino de ciências : Zoos as non-formal spaces and the reasoning of knowledge in Science teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9520. Acesso em: 31 jan. 2025.

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