Tornar-se educador e educadora social: a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em SCFV
Convertirse en educador y educador social: la relación entre las experiencias vividas y el cotidiano profesional en los SCFV
Palavras-chave:
Educadores sociais, Experiência, Serviços de Convivência e Fortalecimento de VínculosResumo
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as relações entre as experiências de vida de educadores sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a partir dos conceitos de formação permanente (Paulo Freire) e experiência (Jorge Larrosa). Por meio da entrevista narrativa (Daniel Berteaux), com análise de dados (Laurence Bardin), evidenciou-se três categorias de análise: o cotidiano da prática, ruptura e experiência como aprendizagem. A pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida com a atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura, desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. Destacou-se, ainda, a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança.
Palavras-chave: Educadores sociais; Experiência; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Resumen
El artículo presenta los resultados de una investigación sobre las relaciones entre las experiencias de vida de los educadores sociales y su desempeño en los Servicios de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos, a partir de los conceptos de formación continua (Paulo Freire) y experiencia (Jorge Larrosa). A través de entrevistas narrativas (Daniel Berteaux), con análisis de datos (Laurence Bardin), se destacaron tres categorías de análisis: práctica cotidiana, ruptura y experiencia como aprendizaje. La investigación demostró que existe relación entre las experiencias de vida y el desempeño profesional, ya que, a lo largo de su carrera, vivieron experiencias de ruptura, desencadenando significados que fueron y son compartidos durante el proceso pedagógico. También se destacó el potencial de la narrativa de la experiencia como posibilidad pedagógica de vinculación, afecto y confianza.
Palabras clave: Educadores sociales; Experiencia; Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos.
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