Tornar-se educador e educadora social: a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em SCFV

Convertirse en educador y educador social: la relación entre las experiencias vividas y el cotidiano profesional en los SCFV

Autores

Palavras-chave:

Educadores sociais, Experiência, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Resumo

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as relações entre as experiências de vida de educadores sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a partir dos conceitos de formação permanente (Paulo Freire) e experiência (Jorge Larrosa). Por meio da entrevista narrativa (Daniel Berteaux), com análise de dados (Laurence Bardin), evidenciou-se três categorias de análise: o cotidiano da prática, ruptura e experiência como aprendizagem. A pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida com a atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura, desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. Destacou-se, ainda, a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança.

Palavras-chave: Educadores sociais; Experiência; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

Resumen

El artículo presenta los resultados de una investigación sobre las relaciones entre las experiencias de vida de los educadores sociales y su desempeño en los Servicios de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos, a partir de los conceptos de formación continua (Paulo Freire) y experiencia (Jorge Larrosa). A través de entrevistas narrativas (Daniel Berteaux), con análisis de datos (Laurence Bardin), se destacaron tres categorías de análisis: práctica cotidiana, ruptura y experiencia como aprendizaje. La investigación demostró que existe relación entre las experiencias de vida y el desempeño profesional, ya que, a lo largo de su carrera, vivieron experiencias de ruptura, desencadenando significados que fueron y son compartidos durante el proceso pedagógico. También se destacó el potencial de la narrativa de la experiencia como posibilidad pedagógica de vinculación, afecto y confianza.

Palabras clave: Educadores sociales; Experiencia; Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos.

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Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9794-1303

E-mail: scpitano@gmail.com

Daiane Ramos Borges, Universidade de Caxias do Sul

Educadora popular, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7646-0024

E-mail: drborges1@ucs.br

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Publicado

19/03/2025
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Como Citar

DE CASTRO PITANO, S.; RAMOS BORGES, D. Tornar-se educador e educadora social: a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em SCFV : Convertirse en educador y educador social: la relación entre las experiencias vividas y el cotidiano profesional en los SCFV. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8580. Acesso em: 10 abr. 2025.