O arco e flecha no transitar das culturas ancestrais: práticas interculturais no currículo escolar

The bow and arrow in the transition between ancestral cultures: intercultural practices in the curriculum

Autores

Palavras-chave:

Arco e flecha, Currículo Intercultural

Resumo

Resumo

Trata-se de uma aprendizagem experiencial com fragmentos da pesquisa participante em contexto educacional, ocorrido com os estudantes dos 4ºs e 5º anos da EMEF Prof. Herbert de Alencar, no ano 2023, cujo objetivo foi construir coletivamente práticas interculturais no currículo. Tem como questão norteadora: o mergulho na ancestralidade e no aprendizado do conteúdo exposto sobre o arco e flecha é uma ferramenta capaz de iniciar as práticas interculturais nas margens do currículo tradicional? Na busca de responder a indagação, utilizou-se como estratégia, experiências pedagógicas nas aulas de Educação Física com o arco e flecha, feito de bambu, o que trouxe uma possibilidade de pensar um currículo intercultural. A organização do manuscrito baseou-se em Santiago, Akkari; Marques (2013); Fleuri (2003) para pensar interculturalidade e Silva (1993) na discussão de currículo crítico e pós crítico.

Palavras-chave: Arco e flecha; Currículo intercultural; Pesquisa participante.

 

 

Abstract

This is experiential learning with fragments of participatory research in an educational context, carried out with students in the 4th and 5th years of EMEF Prof. Herbert de Alencar, in the year 2023, whose objective was to collectively build intercultural practices in the curriculum. The guiding question is: is delving into ancestry and learning the content exposed about archery a tool capable of initiating intercultural practices on the margins of the traditional curriculum? In an attempt to answer the question, pedagogical experiences in Physical Education classes with a bow and arrow, made of bamboo, were used as a strategy, which brought the possibility of thinking about an intercultural curriculum. The organization of the manuscript was based on Santiago, Akkari; Marques (2013); Fleuri (2003) to think about interculturality and Silva (1993) in the discussion of critical and post-critical curriculum.

Keywords: Bow and arrow; intercultural curriculum; Participant research.

Downloads

Biografia do Autor

Maria José Ambrósio dos Reis Peters, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Doutoranda da Pós Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional da UNIR.

E-mail: flordelotus_8@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6968-0871

Marcia Machado de Lima, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Letras, pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar – PPGEEProf-UNIR

E-mail: marcia.lima@unir.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2762-8666

Referências

BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Tradução José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOTERF, Gry Le. Pesquisa Participante: Propostas e projetos. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante um momento da Educação Popular. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62. Jan./Dez., 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988/10662. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Aula Magna: Educação popular, pesquisa participante e as contribuições de Paulo Freire. YouTube, 11 nov. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tbQytaaZYV0. Acesso em: 15 fev. 2024.

BROTTO, Fábio Otuzzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 1999. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/188899. Acesso 27 fev. 2024.

CORAZZA, Sandra Mara. Resenha crítica do livro Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Educação e Realidade, v. 27, n. 1, p. 191-195, Jan./Jun., 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25944/15207. Acesso em: 28 out. 2023.

DIÁLOGOS. O que é o bastão da fala? Disponível em: https://dialogosviagenspedagogicas.com.br/blog/o-que-e-bastao-da-fala/. Acesso em: 16 fev. 2024.

DRUMOND, Guilherme Wiedman. Bambus no Brasil, da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto de Ciência Hoje, 2017.

DUARTE, Orlando. História dos Esportes. São Paulo: SENAC, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=Z6yMDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT52&dq=arco+e+flecha+hist%C3%B3ria&ots=IndcK2lNeO&sig=BPDEB4-3nVEUeVCCE9WO9qdCdmc#v=onepage&q=arco%20e%20flecha%20hist%C3%B3ria&f=false. Acesso em: 06 maio 2023.

FREEP! K. Fotos de Bambu. 2017. Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/floresta-de-bambu-verde-a-luz-do-_15519178.htm#query=bambu&position=3&from_view=keyword&track=sph&uuid=ec5d9bf2-62f2-47f2-a416-51d497837ee1. Acesso em: 18 fev. 2024.

GARJADO, Marcela. Pesquisa Participante: Propostas e projetos. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense, 2008.

GRIMALD, Stella. A pesquisa-ação colaborativa como instrumento para construção de práticas educativas em creche. 2018. 224f. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP,2018. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/4746.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE TERAPIAS HOLÍSTICAS - IBRATH. Arco e flecha significado espiritual: explorando o simbolismo. 2023. Disponível em: https://loja.ibrath.com/blogs/arco-e-flecha-significado-espiritual/arco-e-flecha-significado-espiritual#:~:text=Vis%C3%A3o%20e%20Explica%C3%A7%C3%A3o%20Segundo%20a,justi%C3%A7a%20divina%20e%20ao%20julgamento. Acesso em: 18 fev. 2024.

MELO, Cristianny Eugênia Silva. Poética do Arco e Flecha no design e no imaginário. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Grau de Bacharel em Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, PB, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31928/1/MELO%2c%20Cristianny%20Eug%c3%aania%20Silva%20e.pdf. Acesso em: 06 maios 2023.

GOMES, Nilma Lino. Pedagogia das emergências: por uma educação descolonizada e antirracista. [Entrevista cedida a Marcelo Menna Barreto]. ExtraClasse. Mar., 2023. Disponível em:https://www.extraclasse.org.br/geral/2023/03/pedagogia-das-emergencias-por-uma-educacao-descolonizada-e-antirracista-do-movimento-negro/. Acesso em: 23 maio 2023.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: a Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n.1, p. 98-106, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/23ac2587640666ea1799b2197c7b1f00/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4514812. Acesso em: 15 fev. 2024.

PIEROTTI, Juliana Assef. Cadernos de Jogos Cooperativos. Disponível em: https://redearacati.files.wordpress.com/2013/11/jogos_cooperativos_02.pdfAcesso em: 21 fev. 2024.

REIS, Vanessa de Brito; SEELAENDER, Marília Cerqueira Leite; ROS, Luciana. Impacto da Desidratação na Geração de Força de Atletas de Arco e Flecha Durante Competição Indoor e Outdoor. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 16, n. 6, p.431-435, Nov./Dez., 2010. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbme/a/hCnXX9zZRgNRCTnzyDkCqZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 maio 2023.

ROCHA, Mayara; TENÓRIO, Kadja Michele; SOUZA, Marcilio Júnior; NEIRA, Marcos. As teorias Curriculares nas produções acerca da Educação Física Escolar: uma revisão sistemática. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte-CONBRACE, 2015, Vitória. Anais eletrônicos. Vitória:ES,2015. Disponível em: http://www2.fe.usp.br/~gpef/teses/rocha_tenorio_souza_neira.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.

SANCHEZ FILHO, Saul Edgardo Mendez. Resenha: HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior). In: SOVIK, Liv (org). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003. Disponível em: http://www.uesc.br/icer/resenhas/resenha_diaspora.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

SANTOS, Rosane Barreto Ramos; QUEIROZ, Paulo Pires. Práticas pedagógicas interculturais: (re) conhecendo as diferenças em sala de aula. Educação, Santa Maria, v. 46, 2021.Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40573/pd. Acesso em: 25 maio 2023.

EDUCAÇÃO Saraiva. Conheça a aprendizagem experiencial e seus benefícios no ensino superior. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/aprendizagem-experiencial/. Acesso em: 21 fev. 2024.

SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu. Sociologia da Educação em tempos pós-modernos. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria Educacional Crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SOUZA, Maria Izabel Porto; FLEURI, Reinaldo Matias. Entre os limites e limiares de culturas na perspectiva intercultural. In: FLEURI, Reinaldo (org.). Mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&a, 2003.

XAVIER, Giseli Pereli de Moura; CANEN, Ana. Multiculturalismo e educação inclusiva: contribuições da universidade para a formação continuada de professores de escolas públicas no Rio de Janeiro. Pro-Posições, Campinas, V.19, n. 3(57), p. 225-242, Set./Dez., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/M36ZPxQwxmHKmFw7wQHx6bq/. pt. Acesso em: 23 maio 2023.

Downloads

Publicado

19/03/2025
Métricas
  • Visualizações do Artigo 63
  • pdf downloads: 96

Como Citar

AMBRÓSIO DOS REIS PETERS, M. J.; MACHADO DE LIMA, M. O arco e flecha no transitar das culturas ancestrais: práticas interculturais no currículo escolar: The bow and arrow in the transition between ancestral cultures: intercultural practices in the curriculum. Revista Cocar, [S. l.], v. 22, n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9572. Acesso em: 23 abr. 2025.