Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Início
Archives
Announcements
Indexadores
Submissions
Template
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
No. 29 (2024): Dossiê: Políticas e Direito à educação superior – Qual agenda?
No. 29 (2024): Dossiê: Políticas e Direito à educação superior – Qual agenda?
Edição Especial N.29/2024
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.vi29
Published:
21/10/2024
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
About Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
pdf (Português (Brasil))
Apresentação
Políticas e direito à educação superior – Qual agenda?
Policies and the right to higher education – What agenda?
Deise Mancebo, Vera Lúcia Jacob Chaves
pdf (Português (Brasil))
Artigos
Educação superior no Brasil: novos modos de regulação e tendências em construção
Educación superior en Brasil: nuevos modos de regulación y tendencias en construcción
Vera Lucia Jacob Chaves, Deise Mancebo
pdf (Português (Brasil))
Políticas e o direito à educação superior: qual agenda?
Policies and the right to higher education: what agenda?
Belmiro Gil Cabrito
pdf (Português (Brasil))
Impactos da emenda constitucional nº 95/2016 no financiamento da Educação Superior, Profissional/Tecnológica e de órgãos de Ciência e Tecnologia (2017-2023)
The impacts of constitutional amendment nº. 95/2016 on the financing of higher education, professional/technological and science and technology agencies (2017-2023)
Luiz Fernando Reis, André Rodrigues Guimarães, Victor Fernando Ramos de Oliveira
pdf (Português (Brasil))
O grupo Ser Educacional S.A, a governança corporativa e as estratégias de lucratividade: expansão EaD e cultura digital
The Ser Educacional S.A. group, corporate governance and profitability strategies: distance learning expansion and digital culture
Fabíola Bouth Grello Kato, Amanda Oliveira de Almeida Alves, Elioenai Silva Lazame
pdf (Português (Brasil))
A expansão da pós-graduação e a modalidade de mestrados profissionais: como transcorreu a evolução da oferta?
The expansion of postgraduate studies and professional master's degrees: how did the offer evolved?
Arlete Maria Monte de Camargo, Mary Ellen Costa Moraes, Antonia Costa Andrade
pdf (Português (Brasil))
As “atuais” diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores/as e o avanço da privatização da educação superior no Brasil
The “current” national curricular guidelines for teacher training and the advancement of privatization of higher education in Brazil
Maria da Conceição dos Santos Costa, Arthane Menezes Figueirêdo, Ana Claudia Ferreira Rosa
pdf (Português (Brasil))
Os Organismos Internacionais e a formação inicial de professores na educação superior no Brasil
The international organisms and the initial training of teachers on the university education in Brazil
Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu, Michele Borges de Souza, Nadja Fonsêca da Silva
pdf (Português (Brasil))
Autoavaliação institucional no marco do Sinaes: movimentos e tensões no uso dos resultados para a qualidade da educação superior
Institutional self-assessment in the Sinaes framework: movements and tensions in the use of results for the quality of higher education
José Vieira de Sousa, Claudia Maffini Griboski; Duanny Woiciechowski Batista Gumesson
pdf (Português (Brasil))
Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos
Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types
Ana Lúcia Cunha Duarte, Guiomar de Oliveira Passos, Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz
pdf (Português (Brasil))
Experiências pioneiras de avaliação institucional na educação superior brasileira sob ótica de atores participantes dos processos
Pioneering experiences of institutional evaluation in Brazilian higher education from the perspective of actors participating in the processes
Regilson Maciel Borges, Mary Ângela Teixeira Brandalise
pdf (Português (Brasil))
Neoliberalismo, tecnologia e Educação Superior: rebatimentos sobre o trabalho acadêmico e produção de conhecimento
Neoliberalism, technology and higher education: reflections on academic work and knowledge production
Andréa Araujo do Vale, Rosimê da Conceição Meguins
pdf (Português (Brasil))
O trabalho nas Instituições de Educação Superior: uma análise a partir da greve unificada da educação federal de 2024
El trabajo en las Instituciones de Educación Superior: un análisis a partir del paro educativo federal unificado de 2024
Catharina Marinho Meirelles, Savana Diniz Gomes Melo , Julio Carlos Figueiredo
pdf (Português (Brasil))
Retenção e evasão: os desafios para a permanência e a conclusão de cursos no Ensino Superior
Evasión y retención: un análisis a partir del observatorio académico de estudiantes de una universidad
Edineide Jezine, Uyguaciara Veloso Castelo Branco, José Jorge Lima Dias Júnior
pdf (Português (Brasil))
Proposição de indicadores para a predição de evasão de estudantes da Educação Superior
Proposal of indicators for predicting dropout rates among Higher Education students
Ana Maria de Albuquerque Moreira, Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Fernando Cezar Vieira Malange
pdf (Português (Brasil))
Autonomia universitária plena nas universidades públicas estaduais do Paraná: constrangimentos financeiros e desafios
Full university autonomy in state public universities in Paraná: financial constraints and challenges
Marcelo Soncini Rodrigues, Mário Luiz Neves de Azevedo
pdf (Português (Brasil))
Rankings internacionais acadêmicos, oligopólio editorial científico e produção de conhecimento-mercadoria aplicado no Brasil
International academic rankings, the scientific publishing oligopoly and the production of applied commodity knowledge in Brazil
Everton Henrique Eleutério Fargoni, João dos Reis Silva Júnior, Afrânio Mendes Catani
pdf (Português (Brasil))
Formação de Professores e Professoras nas Amazônias com a Licenciatura em Educação do Campo e seus Princípios Estruturantes
Teacher Educating in the Amazon with a Degree in Rural Education and its Structuring Principles
Salomão Mufarrej Hage, Hellen do Socorro de Araújo Silva
pdf (Português (Brasil))
Hegemonia da perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana na política de educação profissional tecnológica brasileira
Hegemony of the pragmatic, immediate and interested perspective of human training in Brazilian professional technological education policy
José dos Santos Souza, Jussara Marques de Macedo
pdf (Português (Brasil))
A mercadorização dos cursos superiores de tecnologia no estado de Rondônia
The commodification of higher technology courses in the state of Rondônia
Bruno de Oliveira Figueiredo, Silvio Dalla Vecchia Marques
pdf (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Block title
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7340
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5632
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4825
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3482
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2888