Experiências pioneiras de avaliação institucional na educação superior brasileira sob ótica de atores participantes dos processos
Pioneering experiences of institutional evaluation in Brazilian higher education from the perspective of actors participating in the processes
Palavras-chave:
Avaliação institucional, Educação superior, Experiências pioneiras de avaliaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar experiências pioneiras de avaliação institucional brasileiras, sob a ótica de professores que participaram do desenvolvimento dos processos avaliativos em Instituições de Educação Superior, ao longo da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, cujos procedimentos de coleta de dados incluíram a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que as experiências pioneiras de avaliação institucional se constituíram como precursoras para outras instituições, assim como fundamentaram as políticas de avaliação da educação superior no contexto brasileiro, à época. Essas iniciativas foram desencadeadoras de uma massa crítica, com vasta produção científica, que contribuiu para a consolidação da titularidade da avaliação institucional.
Palavras-chave: Avaliação institucional; Educação superior; Experiências pioneiras de avaliação.
Abstract
This article aims to analyze pioneering experiences of Brazilian institutional evaluation from the perspective of professors who participated in the development of evaluation processes in Higher Education Institutions throughout the 1990s. This is qualitative interpretative research, whose data collection procedures included bibliographical research and semi-structured interviews, which were subjected to content analysis. The results show that the pioneering experiences of institutional evaluation opened the path for other institutions and provided the basis for higher education evaluation policies in the Brazilian context at the time. Such initiatives triggered a critical mass, with vast scientific production that contributed to the consolidation of the institutional evaluation ownership.
Keywords: Institutional assessment; College education; Pioneering evaluation experiences.
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