Experiências pioneiras de avaliação institucional na educação superior brasileira sob ótica de atores participantes dos processos

Pioneering experiences of institutional evaluation in Brazilian higher education from the perspective of actors participating in the processes

Autores

  • Regilson Maciel Borges regilsonborges@gmail.com
    Universidade Federal de Lavras (UFLA)/Departamento de Gestão Educacional, Teorias e `Práticas de Ensino (DPE) https://orcid.org/0000-0001-6115-364X
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise marybrandalise@uol.com.br
    Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) https://orcid.org/0000-0003-3674-5314

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Educação superior, Experiências pioneiras de avaliação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar experiências pioneiras de avaliação institucional brasileiras, sob a ótica de professores que participaram do desenvolvimento dos processos avaliativos em Instituições de Educação Superior, ao longo da década de 1990. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, cujos procedimentos de coleta de dados incluíram a pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que as experiências pioneiras de avaliação institucional se constituíram como precursoras para outras instituições, assim como fundamentaram as políticas de avaliação da educação superior no contexto brasileiro, à época. Essas iniciativas foram desencadeadoras de uma massa crítica, com vasta produção científica, que contribuiu para a consolidação da titularidade da avaliação institucional.

Palavras-chave: Avaliação institucional; Educação superior; Experiências pioneiras de avaliação.

 

Abstract 

This article aims to analyze pioneering experiences of Brazilian institutional evaluation from the perspective of professors who participated in the development of evaluation processes in Higher Education Institutions throughout the 1990s. This is qualitative interpretative research, whose data collection procedures included bibliographical research and semi-structured interviews, which were subjected to content analysis. The results show that the pioneering experiences of institutional evaluation opened the path for other institutions and provided the basis for higher education evaluation policies in the Brazilian context at the time. Such initiatives triggered a critical mass, with vast scientific production that contributed to the consolidation of the institutional evaluation ownership.

Keywords: Institutional assessment; College education; Pioneering evaluation experiences.

 

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Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA)/Departamento de Gestão Educacional, Teorias e `Práticas de Ensino (DPE)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestre em Educação pela PUC-Campinas. Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA). Pesquisador da Rede Universitas/Br.

E-mail: regilson.borges@ufla.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6115-364X

 

Mary Ângela Teixeira Brandalise , Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Possui graduação em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela UEPG. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Sênior da UEPG nos Programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA) cadastrado no CNPQ. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação e Accountability da América Latina (GEPPAYA). Pesquisadora da Rede Universitas/Br.

E-mail: marybrandalise@uol.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3674-5314

 

 

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

MACIEL BORGES, R.; TEIXEIRA BRANDALISE , M. Ângela. Experiências pioneiras de avaliação institucional na educação superior brasileira sob ótica de atores participantes dos processos: Pioneering experiences of institutional evaluation in Brazilian higher education from the perspective of actors participating in the processes. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9221. Acesso em: 18 dez. 2024.