Hegemonia da perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana na política de educação profissional tecnológica brasileira

Hegemony of the pragmatic, immediate and interested perspective of human training in Brazilian professional technological education policy

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Curso Superior de Tecnologia, Políticas de Educação Profissional

Resumo

O artigo trata da política de ampliação e diversificação da educação profissional tecnológica desencadeada no Brasil desde meados dos anos 1990 até a atualidade. Seu objetivo é explicar como essa política se instituiu em estratégia de renovação da hegemonia burguesa na concepção e nas ações concretas de formação profissional em Nível Superior no país. Com base em documentos governamentais e de organismos supranacionais, bem como em dados estatísticos, aponta-se a regulamentação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) como grau acadêmico alternativo ao bacharelado para formar profissionais de Nível Superior de novo tipo. Com carga horária reduzida, currículo enxuto e projeto pedagógico flexível, os CSTs têm potencialidade de se adaptarem às exigências do mercado de forma mais imediata. Conclui-se que a consolidação dos CSTs no Brasil atualiza a concepção pragmática, imediatista e interessada de formação humana no Ensino Superior, o que garante a manutenção da hegemonia burguesa no campo da política pública de formação humana.

Palavras-chave: Educação Superior; Curso Superior de Tecnologia; Políticas de Educação Profissional.

 

Abstract

This article tackles the policy of expanding and diversifying technological vocational training implemented in Brazil from the mid-1990s to the present day. Its goal is to explain how this policy was established as a strategy to renew bourgeois hegemony in the conception and concrete actions of the training in higher education in Brazil. Based on government documents and supranational organizations, as well as statistical data, the article points to the regulation of Higher Technology Courses (HTCs) as an alternative of academic degree to train new types of the professionals in higher education level. With reduced workload, a leaned curriculum and a flexible pedagogical project, the HTCs have the potential to adapt to market demands more immediately. It is concluded that the consolidation of HTCs in Brazil updates the pragmatic, immediatist and market-interested conception for human formation in Higher degree, which guarantees the maintenance of bourgeois hegemony in the field of public policy for human development.

Keywords: Higher Education; Higher Technology Course; Vocational Training Policies.

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Biografia do Autor

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua como professor de economia política da educação e de política educacional do Departamento de Educação do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e lidera o Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS). É Editor da RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade (ISSN 2526-2319). É membro associado das seguintes entidades: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), Associação Brasileira de Estudo do Trabalho (ABET), além de integrar a Rede Universitas/Br de pesquisadores sobre Ensino Superior. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5433-0812. E-mail: jsantos@ufrrj.br

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de Pós-Doutoramento em Política e Administração Educacional pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Atua como docente do Departamento de Administração Educacional (EDA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Direitos Humanos (PPDH/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É líder do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Políticas Educacionais (GTPE/UFRJ); integra a Rede Universitas/BR de pesquisadores sobre Ensino Superior, em que atua como coordenadora do Eixo Temático 8; é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); é membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Educação e Cultura (GTEC/UNIR). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6641-3164. E-mail: jussara0712@gmail.com

 

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21/10/2024
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SOUZA, J. dos S.; MACEDO, J. M. de. Hegemonia da perspectiva pragmática, imediatista e interessada de formação humana na política de educação profissional tecnológica brasileira: Hegemony of the pragmatic, immediate and interested perspective of human training in Brazilian professional technological education policy . Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9244. Acesso em: 18 dez. 2024.