O trabalho nas Instituições de Educação Superior: uma análise a partir da greve unificada da educação federal de 2024

El trabajo en las Instituciones de Educación Superior: un análisis a partir del paro educativo federal unificado de 2024

Autores

Palavras-chave:

Trabalho nas IFES, Precarização, Greve de 2024

Resumo

O artigo analisa o trabalho nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil na atualidade - precarizado, intensificado, desvalorizado, a partir das evidências que se sobressaíram na greve realizada pelo setor em 2024 e aponta perspectivas e desafios para superação desse quadro. Tal greve envolveu servidores administrativos e docentes, suas entidades sindicais e coletivas e sua pauta de reivindicações confrontou a principal ferramenta do governo Lula/Alckmin: o Arcabouço Fiscal, aprovado em 2023 (Lei Complementar nº 200/2023). Este trabalho é fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental e adota obras de Karl Marx e de autores marxistas de diferentes matizes como referencial. É estruturado em partes que tratam do contexto, das condições gerais de trabalho nas IFES nas últimas décadas e da greve de 2024. Conclui que o projeto neoliberal segue sendo aprofundado rumo à privatização dos serviços públicos e das IFES e aponta desafios para o enfrentamento desse processo, sob a perspectiva da classe trabalhadora.

Palavras-chave: Trabalho nas IFES; Precarização; Greve de 2024.

 

Resumen

El artículo analiza el trabajo en las Instituciones Federales de Educación Superior en Brasil hoy: precario, intensificado, devaluado, a partir de las evidencias que se destacaron en la huelga realizada por el sector en 2024 y señala perspectivas y desafíos para superar esa situación. Esta huelga involucró al personal administrativo y docente, sus sindicatos y entidades colectivas y su agenda de demandas se enfrentó a la principal herramienta del gobierno Lula/Alckmin: el Marco Fiscal, aprobado en 2023 (Ley Complementaria nº 200/2023). Este trabajo se basa en investigaciones bibliográficas y documentales y toma como referencia obras de Karl Marx y autores marxistas de distinta índole. Está estructurado en partes que abordan el contexto, las condiciones generales de trabajo en IFES en las últimas décadas y la huelga de 2024. Concluye que el proyecto neoliberal continúa profundizándose hacia la privatización de los servicios públicos y de IFES y señala desafíos para enfrentar este proceso. , desde la perspectiva de la clase trabajadora.

Palabras clave: Trabajo en IFES; Precariedad; Huelga de 2024.

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Biografia do Autor

Catharina Marinho Meirelles, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa o Trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras, coordenando o Grupo de Pesquisas Gente (Grupo de Estudos Marxistas: Trabalho e Educação), vinculado à Rede Universitas/Br. Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói. Anteriormente, professora do Curso de Psicologia no Polo Universitário da UFF de Volta Redonda, tendo sido responsável pela criação e implementação do curso. Editora Chefe da Revista Fractal, Revista de Psicologia. E-mail: cmeirelles@id.uff.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8198-5718

Savana Diniz Gomes Melo , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela UFMG, com estágio doutoral na Universidad General de San Martin, Buenos Aires, Argentina. Pós-Doutora pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidad de La Coruña, Galícia, Espanha. Docente aposentada da Faculdade de Educação da UFMG e voluntária no Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG), vinculada à linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Membro da Rede Universitas/Br e co-coordena o Eixo 4 (O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras) e da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). E-mail: sdgmufmg2@gmail.com,  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0415-5344

Julio Carlos Figueiredo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/UFF e membro da Rede Universitas/Br no Eixo 4 (O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras). E-mail: jcfigueiredo@id.uff.br, Orcid: https://orcid.org/0000-ooo1-9275-427x.

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21/10/2024
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Como Citar

MEIRELLES, C. M.; DINIZ GOMES MELO , S.; FIGUEIREDO, J. C. O trabalho nas Instituições de Educação Superior: uma análise a partir da greve unificada da educação federal de 2024: El trabajo en las Instituciones de Educación Superior: un análisis a partir del paro educativo federal unificado de 2024. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9199. Acesso em: 22 dez. 2024.