Formação de Professores e Professoras nas Amazônias com a Licenciatura em Educação do Campo e seus Princípios Estruturantes

Teacher Educating in the Amazon with a Degree in Rural Education and its Structuring Principles

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior; Educação do Campo; Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda a política de formação de professores/as que o Movimento da Educação do Campo, das Águas e das Florestas tem construído com o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado em todo Brasil com um projeto político pedagógico assentado na Formação em Alternância, por Área do Conhecimento, Auto-organização e Trabalho Coletivo como eixos da formação docente. A metodologia se ancora no materialismo histórico e dialético, transitando entre a totalidade, a historicidade, a contradição e a mediação para compreender as políticas de formação de educadores/as como resistência às influências de uma cultura econômica mundial. Esta incide na tomada de decisões governamentais desconsiderando os processos identitários singulares dos povos do campo, das águas e das florestas das Amazônias. Nossas reflexões foram produzidas com os estudos bibliográficos, documentais e de campo realizados no âmbito da Rede Universitas/BR, no eixo que investiga a Educação Superior do Campo e as políticas de formação de professores/as e suas contribuições para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira.

Palavras-Chave: Educação Superior; Educação do Campo; Formação de Professores.

 

Abstract

This article addresses the teacher educating policy that the Rural, Water and Forest Education Movement has developed, with the Bachelor's Degree in Rural Education, offered throughout Brazil with a political-pedagogical project based on Alternating Educating, by Area of ​​Knowledge, Self-organization and Collective Work as the axes of teacher educating. The methodology is anchored in historical and dialectical materialism, moving between totality, historicity, contradiction and mediation, to understand the policies of teacher educating as resistance to the influences of a global economic culture that influences government decision-making, disregarding the unique identity processes of the peoples of the rural, water and forest areas of the Amazon. Our reflections were produced with bibliographic, documentary and field studies carried out within the scope of the Universitas/Br Network, in the axis that investigates Higher Education in the Rural Area and teacher educating policies and their contributions to the development of the rural area and Brazilian society.

Keywords: Higher Education; Rural Education; Teacher Educating.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, UFPA

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2859-1346

Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA

Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação. Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Economia Sólida (GESOL) e Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). E-mail: hellen.ufpa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5443-2373

 

Referências

Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, K. A. (2018). Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva, 36(1), p. 330–350, 2018.

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

BARROS, Oscar Ferreira. As áreas de conhecimentos como territórios de humanização nas escolas do campo, das águas e das florestas nas Amazônias. Amazonidades com a terra, águas e florestas. Live, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=myJspvv4kTM. Acesso em: 09, maio, 2024.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Edital Nº 23/2023. Torna pública a seleção de proposta de oferta de cursos de licenciatura no âmbito do programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de professores da Educação Básica-PARFOR Equidade, 2023.

CALDART, Roseli Salete. Sobre as tarefas educativas da escola e a atualidade. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: CALDART, Roseli Salete (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2010, pág. 127-154.

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (Orgs.). Licenciatura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo & FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável (Documento Final). Fórum Nacional de Educação (FNE), 2024.

COSTA, Maria da Conceição dos. Formação de professores e professoras em Educação Física e as Diretrizes Curriculares Nacionais: a desertificação da docência. Formação em Movimento v.5, n.11, 2023.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Território Camponês. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HAGE, Salomão Mufarrej; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel & MICHELOTTI, Fernando. Verbete “Formação em Alternância”. IN: DIAS, Alexandre Pessoa; STAUFFER, Ana keila de Barros; MOURA, Luiz Henrique Gomes de & VARGAS, Maria Cristina (Orgs). Dicionário de Agroecologia e Educação. Expressão Popular: Rio de Janeiro. Escola Politécnica de São Joaquim Venâncio, 2021.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MOLINA. Mônica Castagna; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; MARTINS, Maria de Fátima Almeida MARTINS & PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. Licenciatura em Educação do Campo e a garantia do Direito à Educação: Contribuições de pesquisas sobre a atuação de seus Egressos. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p. 458-475, maio/ago. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/salom/Downloads/72097-Texto+diagramado%20(3).pdf. Acesso em: 06 de agosto de 2024.

MOLINA, Mônica Castagna, PEREIRA, Marcelo Fabiano R. A formação por área do conhecimento e a interdisciplinaridade: alternativas para organização escolar e o método de trabalho pedagógico nas escolas de Educação Básica do Campo. In: ROCHA, Eliene Novaes et al. Escola da terra: formação de professores das escolas do campo no Distrito Federal. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021, pp. 58-78

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In: MOLINA, Castagna Mônica; SÁ, Laís Mourão. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registro e reflexões a partir das experiências- piloto (UFMG, UNB, UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica editora, 2012.

PEREIRA, Edir Augusto Dias. Amazônia Tocantina: O território. In: OLIVEIRA, José Pedro Garcia; RODRIGUES, Doriedson S. SILVA, João Batista do Carmo; MENDES, Odete da Cruz (Org.). Educação, Ciência e Desenvolvimento da Amazônia Tocantina. Diálogos científicos. Cametá, UFPA, Campus Universitário do Tocantins, 2012.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

QUEIROZ, J. B. de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: Ensino Médio e educação profissional. Orientação: Prof. Dr. Yves Chaloult Brasília, 2004. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília (UnB).

SILVA, Benedito Junior dos Prazeres. A inserção socioprofissional dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-LEDOC-UFPA-Cametá: interfaces entre práticas pedagógicas, trabalho e auto-orgnização e identidade cultural. Dissertação (Mestrado).UFPA, PPGEDUC, 2024.

SHULGIN, Viktor N. Fundamentos da Educação Social. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2022.

SHIROMA, Eneida Oto. Gerencialismo e Formação de professores das agendas das formações multilaterais. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 88-106, mai./ago, 2018.

TONET, Ivo. LESSA, Sérgio. Introdução à filosofia de Marx. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

21/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 41
  • pdf downloads: 27

Como Citar

HAGE, S. M.; DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA, H. Formação de Professores e Professoras nas Amazônias com a Licenciatura em Educação do Campo e seus Princípios Estruturantes: Teacher Educating in the Amazon with a Degree in Rural Education and its Structuring Principles. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9233. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.