Formação de Professores e Professoras nas Amazônias com a Licenciatura em Educação do Campo e seus Princípios Estruturantes

Teacher Educating in the Amazon with a Degree in Rural Education and its Structuring Principles

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior; Educação do Campo; Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda a política de formação de professores/as que o Movimento da Educação do Campo, das Águas e das Florestas tem construído com o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado em todo Brasil com um projeto político pedagógico assentado na Formação em Alternância, por Área do Conhecimento, Auto-organização e Trabalho Coletivo como eixos da formação docente. A metodologia se ancora no materialismo histórico e dialético, transitando entre a totalidade, a historicidade, a contradição e a mediação para compreender as políticas de formação de educadores/as como resistência às influências de uma cultura econômica mundial. Esta incide na tomada de decisões governamentais desconsiderando os processos identitários singulares dos povos do campo, das águas e das florestas das Amazônias. Nossas reflexões foram produzidas com os estudos bibliográficos, documentais e de campo realizados no âmbito da Rede Universitas/BR, no eixo que investiga a Educação Superior do Campo e as políticas de formação de professores/as e suas contribuições para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira.

Palavras-Chave: Educação Superior; Educação do Campo; Formação de Professores.

 

Abstract

This article addresses the teacher educating policy that the Rural, Water and Forest Education Movement has developed, with the Bachelor's Degree in Rural Education, offered throughout Brazil with a political-pedagogical project based on Alternating Educating, by Area of ​​Knowledge, Self-organization and Collective Work as the axes of teacher educating. The methodology is anchored in historical and dialectical materialism, moving between totality, historicity, contradiction and mediation, to understand the policies of teacher educating as resistance to the influences of a global economic culture that influences government decision-making, disregarding the unique identity processes of the peoples of the rural, water and forest areas of the Amazon. Our reflections were produced with bibliographic, documentary and field studies carried out within the scope of the Universitas/Br Network, in the axis that investigates Higher Education in the Rural Area and teacher educating policies and their contributions to the development of the rural area and Brazilian society.

Keywords: Higher Education; Rural Education; Teacher Educating.

 

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Biografia do Autor

Salomão Mufarrej Hage, UFPA

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2859-1346

Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA

Docente do Instituto de Ciências da Educação, da Faculdade de Educação. Integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Economia Sólida (GESOL) e Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). E-mail: hellen.ufpa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5443-2373

 

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

HAGE, S. M.; DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA, H. Formação de Professores e Professoras nas Amazônias com a Licenciatura em Educação do Campo e seus Princípios Estruturantes: Teacher Educating in the Amazon with a Degree in Rural Education and its Structuring Principles. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9233. Acesso em: 25 out. 2024.

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