A expansão da pós-graduação e a modalidade de mestrados profissionais: como transcorreu a evolução da oferta?

The expansion of postgraduate studies and professional master's degrees: how did the offer evolved?

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Pós-Graduação, Mestrados Profissionais

Resumo

Este artigo analisa os mestrados profissionais, novas arquiteturas acadêmicas no contexto da pós-graduação stricto-sensu brasileira, impactadas por uma agenda ultraliberal que afetou sobretudo as instituições de educação superior públicas. Realizou-se análise de marcos regulatórios que introduziram mudanças no campo discursivo da educação superior, além do levantamento e da análise dos dados estatísticos durante dez anos nos sítios GeoCapes quanto às categorias: organização acadêmica, área de avaliação, status jurídico e região brasileira. Os resultados apontam para a manutenção da oferta nos diferentes segmentos com discreta redução no ano de 2022.

Palavras-chave: Educação superior; Pós-graduação; Mestrados profissionais.

 

Abstracts

The article analyses professional master's degrees, new academic architectures in the context of Brazilian stricto-sensu postgraduate studies, impacted by an ultraliberal agenda that has mainly affected public higher education institutions. An analysis was carried out of the regulatory frameworks was carried out, which introduced changes in the discursive field of higher education, in addition to the collection and analysis of statistical data over a ten-year period on GeoCapes websites regarding the categories: academic organization, area of ​​evaluation, legal status and Brazilian region. The results indicate the maintenance of supply in the different segments with a slight reduction in 2022.

Keywords: Higher education; Postgraduate; Professional master’s degrees

 

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Biografia do Autor

Arlete Maria Monte de Camargo, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora visitante.  Email: acamargo@ufpa.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5209-9693

Mary Ellen Moraes, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Gestão Pública pela UFPA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Política Educacional, formação e trabalho docente - GESTRADO. Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA. E-mail: maryc@ufpa.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1515-127X

Antonia Andrade, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com Pós-doutorado em Educação pela UFPA. Professora titular da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP. Presidente da ANPAE/AP. Coordenadora do Comitê Amapá da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. E-mail: antonia@unifap.br,

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4527-8562

 

Referências

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora voluntária. Líder do Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA

Email: acamargo@ufpa.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5209-9693

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

MONTE DE CAMARGO, A. M.; COSTA MORAES, M. E.; COSTA ANDRADE, A. A expansão da pós-graduação e a modalidade de mestrados profissionais: como transcorreu a evolução da oferta? : The expansion of postgraduate studies and professional master’s degrees: how did the offer evolved?. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9243. Acesso em: 22 dez. 2024.

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