A expansão da pós-graduação e a modalidade de mestrados profissionais: como transcorreu a evolução da oferta?
The expansion of postgraduate studies and professional master's degrees: how did the offer evolved?
Palavras-chave:
Educação Superior, Pós-Graduação, Mestrados ProfissionaisResumo
Este artigo analisa os mestrados profissionais, novas arquiteturas acadêmicas no contexto da pós-graduação stricto-sensu brasileira, impactadas por uma agenda ultraliberal que afetou sobretudo as instituições de educação superior públicas. Realizou-se análise de marcos regulatórios que introduziram mudanças no campo discursivo da educação superior, além do levantamento e da análise dos dados estatísticos durante dez anos nos sítios GeoCapes quanto às categorias: organização acadêmica, área de avaliação, status jurídico e região brasileira. Os resultados apontam para a manutenção da oferta nos diferentes segmentos com discreta redução no ano de 2022.
Palavras-chave: Educação superior; Pós-graduação; Mestrados profissionais.
Abstracts
The article analyses professional master's degrees, new academic architectures in the context of Brazilian stricto-sensu postgraduate studies, impacted by an ultraliberal agenda that has mainly affected public higher education institutions. An analysis was carried out of the regulatory frameworks was carried out, which introduced changes in the discursive field of higher education, in addition to the collection and analysis of statistical data over a ten-year period on GeoCapes websites regarding the categories: academic organization, area of evaluation, legal status and Brazilian region. The results indicate the maintenance of supply in the different segments with a slight reduction in 2022.
Keywords: Higher education; Postgraduate; Professional master’s degrees
Downloads
Referências
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora voluntária. Líder do Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA
Email: acamargo@ufpa.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5209-9693
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 34
- pdf downloads: 30