As “atuais” diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores/as e o avanço da privatização da educação superior no Brasil

The “current” national curricular guidelines for teacher training and the advancement of privatization of higher education in Brazil

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Diretrizes curriculares nacionais, Privatização da educação

Resumo

O estudo visa responder ao seguinte problema: qual a relação entre as “atuais” Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores/as, dispostas na Resolução CNE/CP nº 4/2024, e o avanço da privatização no/do Ensino Superior no país? Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, pautada no materialismo histórico e dialético. Os resultados revelam o alinhamento dessa política aos interesses do capital por meio do controle da classe trabalhadora, e que coaduna com a privatização da formação e expropriação do trabalho docente no país. As conclusões apontam para a necessidade permanente de reafirmação da luta por outra sociabilidade, com a construção de um sistema-projeto de formação de professores críticos, que contribuam com a educação superior como direito universal e atendam à diversidade sócio-histórica rumo à emancipação humana.

Palavras-chave: Formação de professores; Diretrizes curriculares nacionais; Privatização da educação.

 

Abstract

The study aims to answer the following problem: what is the relationship between the “current” National Curricular Guidelines for Teacher Training, set out in Resolution CNE/CP nº 4/2024, and the advancement of privatization in/of Higher Education in the country? This is bibliographic and documentary research, based on historical and dialectical materialism. The results reveal the alignment of this policy with the interests of capital through the control of the working class, and which is consistent with the privatization of training and expropriation of teaching work in the country. The conclusions point to the permanent need to reaffirm the struggle for another sociability, with the construction of a project-system for training critical teachers, who contribute to higher education as a universal right and meet socio-historical diversity towards human emancipation.

Keywords: Teacher training; National curriculum guidelines

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Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Pará, Professora Associada, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Faculdade de Educação Física na UFPA. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEF/UFPA). Integra os grupos de pesquisa: Geperuaz/UFPA (Grupos de estudos e pesquisas em educação do campo na Amazônia) e Gestrado/UFPA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente). Integrante e coordenação atual do Eixo II - Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção - Rede Universitas-BR. E-mail: concita.ufpa@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8256-068X.

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação pela UFPA. Doutorado pela UFU, Mestrado em Desenvolvimento Regional e graduação em Pedagogia pela UNIFAP. É professora Associada da UNIFAP, lotada no Curso de Pedagogia e atua como docente na graduação e pós-graduação, com destaque para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas de Currículo, Trabalho Docente, Educação do Campo e Formação de Professores, na Educação Básica e Superior, com ênfase em processos educativos nas Amazônias. E-mail: arthane@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9124-5086

Ana Claudia Ferreira Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Instituto Federal do Pará (IFPA). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores: Saberes e Práticas Educativas na Amazônia Paraense (GPFOP/IFPA), do Geotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEOMASUS), de Projeto pelo PROCAD/Amazônia. Associada Anfope e Anped e integrante do Eixo II - Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção - Rede Universitas-BR. E-mail: ana.rosa@ifpa.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9718-9975.

 

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

COSTA, M. da C. dos S.; FIGUEIRÊDO, A. M.; ROSA, A. C. F. As “atuais” diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores/as e o avanço da privatização da educação superior no Brasil: The “current” national curricular guidelines for teacher training and the advancement of privatization of higher education in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9236. Acesso em: 22 dez. 2024.