Educação superior no Brasil: novos modos de regulação e tendências em construção

Educación superior en Brasil: nuevos modos de regulación y tendencias en construcción

Autores

Palavras-chave:

Políticas da Educação Superior; Tendências da Educação Superior; Regulação da Educação Superior

Resumo

O artigo apresenta um diagnóstico da educação superior brasileira entre os anos de 2015 a 2022, considerando a complexa conjuntura econômica e política que afetou todas as instituições republicanas e, sobremodo, as instituições de educação superior (IES). Para tal, foram realizados: (1) revisão bibliográfica, e (2) rigoroso levantamento de fontes documentais, compreendendo a legislação e os dados agregados. O texto procura apreender os novos modos de regulação e as principais tendências em construção na educação superior brasileira, com especial destaque para os impactos das políticas austericidas em curso na sociedade brasileira, sem desprezar a apresentação de “pistas” para uma agenda de reconstrução desse setor.

Palavras-chave: Políticas da Educação Superior; Tendências da Educação Superior; Regulação da Educação Superior

 

Resumen

El artículo presenta un diagnóstico de la educación superior brasileña, de 2015 a 2022, considerando la compleja situación económica y política que afectó a todas las instituciones republicanas y, sobre todo, a las instituciones de educación superior (IES). Para ello se llevó a cabo: (1) revisión bibliográfica y (2) levantamiento riguroso de fuentes documentales, comprendiendo legislación y datos agregados. El texto busca comprender los nuevos modos de regulación y las principales tendencias en construcción en la educación superior brasileña, con especial énfasis en los impactos de las políticas austericidas en marcha en la sociedad brasileña, sin descuidar la presentación de “pistas” para una agenda de reconstrucción de este sector.

Palabras clave: Políticas de Educación Superior; Tendencias en Educación Superior; Regulación de la Educación Superior

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade da UERJ. Professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA – GEPES/UFPA e é Coordenadora Geral da Rede Universitas/Br. É pesquisadora com bolsa produtividade 1D do CNPq e membro titular do Comitê da área de Educação do CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3128-3659  E-mail: veraluciajacob@gmail.com

Deise Mancebo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em História e Filosofia da Educação (PUS-SP) e Pós-doutora em Psicologia Social (USP). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “O trabalho na educação superior”; Membro da Coordenação Colegiada da Rede Universitas/Br e da Rede ASTE.

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8312-4495   E-mail: deise.mancebo@gmail.com

 

Referências

ANDRADE. Lucas Bressan de. Financeirização na educação superior privada brasileira: permanência por endividamento, expansão por benefício público. 2018. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade de Campinas. Campinas, 2018.

AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA. Auditoria cidadã, 2023. Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/categoria-conteudo/graficos/. Acesso em: 12 de junho de 2023.

BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. Financeirização, crise, educação: considerações preliminares. Texto para Discussão IE/Unicamp, Campinas/SP, n. 217, 2013, p. 2.

BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 01 ago. 2024.

______. Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Gastos Governamentais Indiretos, de Natureza Tributária (Gastos Tributários – Conceituação), de abril de 2003. Disponível em: <https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/ publicacoes/relatorios/renuncia/gastos-tributarios-bases-efetivas>. Acesso em: 27 abr. 2023.

______. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras pro-vidências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.

______. Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017a. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/ L13429.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.

______. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017b. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943, e as Leis nos 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 15 jan. 2022.

______. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019a. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/ emc103.htm. Acesso em: 23 set. 2021.

______. Portaria nº 2.117, de 06 dezembro de 2019b. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 01 ago. 2024.

______. PEC nº 32, de 03 de setembro de 2020. Altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2262083. Acesso em: 01 ago. 2024.

______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: repasses de CFT-E, de 2014 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fies/mantenedora_ies/repasse-de-cft-e. Acesso em: 03/07/2024.

______. Ministério do Planejamento e Orçamento. Secretaria de Orçamento Federal. Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). Painel do Orçamento Federal, de 2003 a 2024. Disponível em: https://www.siop.planejamento.gov.br/modulo/login/ index.html#/>. Acesso em: 27 abr. 2024.

______. Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Demonstrativo dos Gastos Tributários (2023; 2020; 2017; 2014; 2011). Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/renuncia/gastos-tributarios-bases-efetivas>. Acesso em: 27 abr. 2024.

______. INEP. Censo da Educação Superior, de 2010 a 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 01 ago. 2024.

BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Consequências, 2020.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

HARVEY, David. O novo imperialismo. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

LAVAL, Christian. Da universidade neoliberal à universidade como comum. Blog do Valdemar Sguissardi, 19 jan. 2023. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/da-universidade-neoliberal-a-universidade-como-comum/. Acesso: 30 jun. 2023.

LAVINAS, Lena; ARAÚJO, Eliane; BRUNO, Miguel. Brasil: vanguarda da financeirização entre os emergentes? Uma análise exploratória. Texto para Discussão – Instituto de Economia UFRJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. 1-40, 2017. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/TDS/2017/TD_IE_032_2017_LAVINAS_ARA%C3%9AJO_BRUNO.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.

MANCEBO, Deise. Crise político-econômica no Brasil: breve análise da educação superior. Educação & Sociedade. v.38, n.141, p.1-25, 2017.

______. O trabalho em tempos de pandemia na educação superior brasileira. In: MELO, S. D. G.; MARI, C. L. (Orgs.). Da escola básica à universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões. Curitiba: Appris, 2021. p. 226-251.

PMDB. Uma ponte para o futuro. São Paulo: Fundação Ulysses Guimarães, 2015.

REIS, Luiz Fernando. Evolução das despesas da União com a dívida pública, educação, ciência e tecnologia, universidades federais e rede federal de educação profissional, científica e profissional: 2015-2023. Jun. 2024 (mimeo).

SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil: 2002-2012. Piracicaba: 2015 (mimeo).

SILVA, Amanda Moreira da. Trabalho docente, pandemia de Covid-19 e investidas contra os direitos trabalhistas. In: LEHER, Roberto (Org.). Educação no Governo Bolsonaro: inventário da devastação. SP: Expressão Popular, 2023. p. 149–160.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new Brazilian university - A busca por resultados comercializáveis: para quem? Marília: Projeto Editorial Práxis; Rede de Estudos sobre o Trabalho, 2017.

SOUSA, José Augusto Ewerton de Sousa. Financeirização da educação superior privado-mercantil e sua (não) legalidade. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

Downloads

Publicado

21/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 59
  • pdf downloads: 73

Como Citar

CHAVES, V. L. J.; MANCEBO, D. Educação superior no Brasil: novos modos de regulação e tendências em construção: Educación superior en Brasil: nuevos modos de regulación y tendencias en construcción. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9231. Acesso em: 21 nov. 2024.