Educação superior no Brasil: novos modos de regulação e tendências em construção

Educación superior en Brasil: nuevos modos de regulación y tendencias en construcción

Autores

Palavras-chave:

Políticas da Educação Superior; Tendências da Educação Superior; Regulação da Educação Superior

Resumo

O artigo apresenta um diagnóstico da educação superior brasileira entre os anos de 2015 a 2022, considerando a complexa conjuntura econômica e política que afetou todas as instituições republicanas e, sobremodo, as instituições de educação superior (IES). Para tal, foram realizados: (1) revisão bibliográfica, e (2) rigoroso levantamento de fontes documentais, compreendendo a legislação e os dados agregados. O texto procura apreender os novos modos de regulação e as principais tendências em construção na educação superior brasileira, com especial destaque para os impactos das políticas austericidas em curso na sociedade brasileira, sem desprezar a apresentação de “pistas” para uma agenda de reconstrução desse setor.

Palavras-chave: Políticas da Educação Superior; Tendências da Educação Superior; Regulação da Educação Superior

 

Resumen

El artículo presenta un diagnóstico de la educación superior brasileña, de 2015 a 2022, considerando la compleja situación económica y política que afectó a todas las instituciones republicanas y, sobre todo, a las instituciones de educación superior (IES). Para ello se llevó a cabo: (1) revisión bibliográfica y (2) levantamiento riguroso de fuentes documentales, comprendiendo legislación y datos agregados. El texto busca comprender los nuevos modos de regulación y las principales tendencias en construcción en la educación superior brasileña, con especial énfasis en los impactos de las políticas austericidas en marcha en la sociedad brasileña, sin descuidar la presentación de “pistas” para una agenda de reconstrucción de este sector.

Palabras clave: Políticas de Educación Superior; Tendencias en Educación Superior; Regulación de la Educación Superior

 

 

 

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Biografia do Autor

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade da UERJ. Professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA – GEPES/UFPA e é Coordenadora Geral da Rede Universitas/Br. É pesquisadora com bolsa produtividade 1D do CNPq e membro titular do Comitê da área de Educação do CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3128-3659  E-mail: veraluciajacob@gmail.com

Deise Mancebo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em História e Filosofia da Educação (PUS-SP) e Pós-doutora em Psicologia Social (USP). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “O trabalho na educação superior”; Membro da Coordenação Colegiada da Rede Universitas/Br e da Rede ASTE.

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8312-4495   E-mail: deise.mancebo@gmail.com

 

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

CHAVES, V. L. J.; MANCEBO, D. Educação superior no Brasil: novos modos de regulação e tendências em construção: Educación superior en Brasil: nuevos modos de regulación y tendencias en construcción. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9231. Acesso em: 22 dez. 2024.