Proposição de indicadores para a predição de evasão de estudantes da Educação Superior

Proposal of indicators for predicting dropout rates among Higher Education students

Autores

Palavras-chave:

Acesso e permanência; Predição de evasão; Trajetória de estudantes.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor indicadores que mostrem predisposição à evasão estudantil da educação superior. A análise sobre essa temática integra o projeto Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias e busca responder aos seguintes questionamentos:  como elaborar indicadores para um sistema de monitoramento da trajetória estudantil? De natureza descritiva, o estudo utilizou pesquisa bibliográfica e resultados do Sistema de Alerta desenvolvido pela Universidade de Valência, Espanha, e projetos de pesquisa em desenvolvimento por duas instituições de educação superior públicas do Centro-Oeste, uma federal e outra estadual. Como resultado, no quadro teórico e metodológico para um sistema de monitoramento da trajetória estudantil, indicamos distintos fatores: socioeconômicos, psicológicos e físicos, acadêmicos, institucionais e de estrutura pessoal. Por fim, sugerimos que a utilização de indicadores para a predisposição à evasão em um sistema de monitoramento fornece relevantes subsídios para a elaboração de políticas de apoio à permanência nas instituições de educação superior.

Palavras-chave: Acesso e permanência; Predição de evasão; Trajetória de estudantes.

 

Abstract

This study aims to answer the following question: What variables should be considered in a system for monitoring students' academic trajectories that indicates a predisposition to dropout? The research is part of the project "Access, Retention and Dropout in Higher Education: Policies and Practices in Institutions and Trajectories", and was developed to

propose predictive indicators for student dropout in higher education programs. Descriptive in nature, the study utilized bibliographic research and data from the Alert System developed by the University of Valencia, Spain, as well as research projects conducted by two public higher education institutions in the Midwest region of Brazil, one federal and the other state-run. As a result, within the theoretical and methodological framework for a student trajectory monitoring system, we identified various factors: socioeconomic, psychological, and physical, as well as academic, institutional, and personal structure factors. Finally, we suggest that the use of dropout predisposition indicators within a monitoring system provides valuable insights for developing policies that support student retention in higher education institutions.

Key words: Access and retention; Dropout prediction; Student trajectory.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Maria de Albuquerque Moreira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação – PGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional – PPGDSCI da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: anaalbuquerque@unb.br - https://orcid.org/0000-0003-0332-8741.

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu e do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). E-mail: elizeth@unemat.br - https://orcid.org/0000-0002-3340-5587

 

Fernando Cezar Vieira Malange , Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Engenharia Elétrica/Automação. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). E-mail: fmalange@unemat.br - https://orcid.org/0000-0002-2210-8245.

 

 

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Publicado

21/10/2024
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Como Citar

DE ALBUQUERQUE MOREIRA, A. M.; GONZAGA DOS SANTOS LIMA, E.; CEZAR VIEIRA MALANGE , F. Proposição de indicadores para a predição de evasão de estudantes da Educação Superior: Proposal of indicators for predicting dropout rates among Higher Education students. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9227. Acesso em: 3 dez. 2024.