Retenção e evasão: os desafios para a permanência e a conclusão de cursos no Ensino Superior

Evasión y retención: un análisis a partir del observatorio académico de estudiantes de una universidad

Autores

Palavras-chave:

evasão, retenção, permanência

Resumo

A retenção e a evasão são fenômenos multifatoriais que demandam por pesquisas longitudinais para compreender os desafios que interferem no sucesso acadêmico. O objetivo deste trabalho é reconhecer o fenômeno da evasão a partir do estudo de caso, com graduandos de uma universidade, no período de 2010 a 2022, a partir de processos contínuos de acompanhamento da vida acadêmica do estudante, em que utiliza a ferramenta do Observatório Acadêmico dos Estudantes (OAE). Demonstra o perfil estudantil com tendência à evasão que se caracteriza pela prevalência de mulheres, estudantes negros, oriundos da escola pública, pais com baixa escolaridade e perfil socioeconômico de 1 a 3 salários-mínimos de renda familiar mensal. Indica-se a necessidade de novas pesquisas e a realização de estudos comparativos sobre evasão e retenção, no âmbito institucional e nacional.

Palavras-chave: evasão; retenção; permanência.

 

 

 

Resumen

La deserción y la retención son fenómenos multifactoriales que requieren una investigación longitudinal para comprender los desafíos que interfieren con el éxito académico. El objetivo de este trabajo es reconocer el fenómeno de la evasión a partir del estudio de caso, con los estudiantes de grado de una universidad, en el período 2010 al 2022 basado en procesos continuos de seguimiento de la vida académica del estudiante mediante la herramienta Observatorio Académico Estudiantil (OAE). Se demuestra el perfil estudiantil con tendencia a la deserción que se caracteriza por el predominio de mujeres, estudiantes negros, provenientes de escuelas públicas, padres con baja escolaridad y un perfil socioeconómico de 1 a 3 salarios mínimos de ingreso familiar mensual. Esta indicado la necesidad de profundizar la investigación con otros centros docentes y la realización de estudios comparativos sobre evasión y retención a nivel institucional y nacional.

Palabras clave: evasión; retención; permanecer.


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Biografia do Autor

Edineide Jezine, UFPB

Doutora em Sociologia (UFPE), com estágio pós-doutoral em Ciências da Educação (UHLT / Lisboa e Universitat de València – Espanha). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista Produtividade Pq2 (CNPQ). Email: edjezine@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0180-0347

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, UFPB

Doutora em História (UFPE), com estágio pós-doutoral em Sociologia (Universitat de València – Espanha). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES/CE/UFPB).

Email: uyguaciara@gmail.com    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3595-1415 

José Jorge Lima Dias Júnior, UFPB

Doutor em Administração. Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Laboratório de Gestão e Inteligência de Dados (LAGID/UFPB).

Email: jorge.dias@academico.ufpb.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4381-1930

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21/10/2024
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Como Citar

JEZINE, E.; VELOSO CASTELO BRANCO, U.; LIMA DIAS JÚNIOR, J. J. Retenção e evasão: os desafios para a permanência e a conclusão de cursos no Ensino Superior: Evasión y retención: un análisis a partir del observatorio académico de estudiantes de una universidad. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9249. Acesso em: 25 out. 2024.