Autoavaliação institucional no marco do Sinaes: movimentos e tensões no uso dos resultados para a qualidade da educação superior
Institutional self-assessment in the Sinaes framework: movements and tensions in the use of results for the quality of higher education
Palavras-chave:
Educação Superior, SinaesResumo
Problematiza-se a avaliação institucional, em suas modalidades externa e interna, como o elemento central do Sinaes para o processo avaliativo das IES, ao tempo em que se evidencia como o modelo regulatório tem ganhado centralidade nesse sistema, em função da força de índices assumidos como a principal fonte de informação para a formulação dos indicadores de qualidade. Situa-se a autoavaliação como o ponto de partida da política do Sinaes, evidenciando a contradição estatal em investir na sustentação de um sistema avaliativo por meio de indicadores e não pela busca do fortalecimento da avaliação interna. Discute-se que indicador é referência e não avaliação, chamando a atenção para a necessidade de, nos 20 anos do Sinaes, ao invés de fortalecer os indicadores já existentes, o Estado estruturar melhor o processo de autoavaliação, valorizando o uso dos seus resultados na visão formativa.
Palavras-chave: Educação Superior; Sinaes; Autoavaliação institucional.
Abstract
Institutional evaluation is problematized, in its external and internal modalities, as the central element of Sinaes for the evaluation process of HEIs, at the same time as it becomes clear how the regulatory model has gained centrality in this system, due to the strength of assumed indices as the main source of information for formulating quality indicators. Self-evaluation is the starting point of Sinaes' policy, highlighting the state's contradiction in investing in supporting an evaluation system through indicators and not by seeking to strengthen internal evaluation. It is discussed that an indicator is a reference and not an evaluation, drawing attention to the need, in the 20 years of Sinaes, instead of strengthening existing indicators, for the State to better structure the self-evaluation process, valuing the use of its results in formative vision.
Keywords: Higher Education; Sinaes; Institutional self-assessment.
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