Os Organismos Internacionais e a formação inicial de professores na educação superior no Brasil

The international organisms and the initial training of teachers on the university education in Brazil

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores; Organismos internacionais; Racionalidade neoliberal.

Resumo

Os organismos internacionais têm influenciado de modo significativo as diretrizes para a formação docente no Brasil. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo analisar as influências dos organismos internacionais na formação de professores no Brasil. Realizamos um estudo de abordagem qualitativa que incluiu pesquisa bibliográfica e análise documental a partir de documentos da OCDE, Banco Mundial e Unesco que tratam da formação docente, além da BNC-Formação e a Resolução do CNE/CP nº 4/2024. Os resultados inferem que o avanço da globalização neoliberal tem impulsionado os organismos internacionais a promover uma agenda global para a educação alinhada à lógica do mercado, sendo a formação de professores um dos principais focos dessa agenda. Consideramos que a atual DCN reflete a racionalidade neoliberal voltada para a conformação docente aos ditames do capitalismo, em detrimento de uma educação que seja humanizadora e emancipatória.

Palavras-chave: Formação de professores; Organismos internacionais; Racionalidade neoliberal.

 

Abstract: The international organismos have influenced the guidelines for teacher’s training significantly. In this sense, the article has the goalofanalyzing the influence sof the international organismos on teacher’s training in Brazil. Wecarried out a studywith a qualitative approach that included bibliographic research and documental analysis from OCDE’sdocuments, World Bank and Unesco that dealt with teacher’s training, in addition to BNC-Formation and the resolution of CNE/CP n° 4/2024. The results infer that the advancement of neoliberal globalization has driven the international organisms to promote a global agenda that aligns education to the market’slogic, the training of teachers being one of the focal points of it. We considered that the current NCG reflects the neoliberal rationality aimedat the conformation of teachers to the capitalism’s dictation, to the detrimento of na education that is humanizing and emancipatory.

Keywords: Teacher’s training. International organisms. Neoliberal rationality.

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Biografia do Autor

Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação (2023), pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente I do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No doutorado desenvolveu pesquisa sobre a Unesco, educação de qualidade e formação de professores. Membro do Grupo de Estudo e Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA; e Integrante da Rede Universitas/BR.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0354-3177  Lattes: https://lattes.cnpq.br/0231425678874513

E-mail: lucenildaabreu@professor.uema.br

Michele Borges de Souza, Escola de Aplicação da UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (2012) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2009). Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental. Vice Coordenadora da Especialização em Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes - (SGDCA/ICED/UFPA). Supervisora do Subprojeto de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UFPA. Coordenadora de Projeto de Pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/EBTT/2020). Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO/UFPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4184-0981 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2462323736137148

E-mail: michelebs@ufpa.br

Nadja Fonsêca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-Doutoranda em Educação (UECE). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestre em Educação (UFMA). Professora Adjunta III (UEMA). Graduada em Pedagogia (UFMA). Pesquisa Formação de Professores, Políticas públicas educacionais e Avaliação Educacional. Integrante da Rede Universitas/BR.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6517-5886 Lattes: https://lattes.cnpq.br/9850574903473891

E-mail: nadjafonseca2@gmail.com

 

 

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21/10/2024
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Como Citar

ABREU, L. S. M. C.; BORGES DE SOUZA, M.; SILVA, N. F. da. Os Organismos Internacionais e a formação inicial de professores na educação superior no Brasil: The international organisms and the initial training of teachers on the university education in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9241. Acesso em: 25 out. 2024.