Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos
Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types
Palavras-chave:
Autoavalição;, Uso dos dados;, Uso da autoavaliação;, Tipos de usos dos resultados da avaliação institucional.Resumo
Este artigo expõe o estado do conhecimento sobre os usos da autoavaliação institucional pelas Instituições de Educação Superior nas produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A temática é abordada em 19 trabalhos que mostram o uso dos dados por algumas instituições, prevalecendo neles a expectativa do uso direto para a tomada de decisão ou para solucionar problemas identificados na avaliação. Portanto, usos da autoavaliação é um objeto subsumido nos estudos sobre avaliação institucional e carente de sistematização teórica e até mesmo conceitual.
Palavras-chave: Autoavalição; Uso dos dados; Uso da autoavaliação.
Abstract
This article exposes the state of knowledge about the uses of institutional self-assessment by Higher Education Institutions in the productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The topic is addressed in 19 works that reveal different perceptions: some institutions use the data, while others do not. Both groups expect the data to be used directly for decision-making or to solve problems identified in the evaluation. Therefore, the uses of self-assessment are an object subsumed in studies on institutional assessment and are lacking theoretical and even conceptual systematization.
Keywords: Self-assessment; Data usage; Use of self-assessment.
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