Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos

Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types

Autores

Palavras-chave:

Autoavalição;, Uso dos dados;, Uso da autoavaliação;, Tipos de usos dos resultados da avaliação institucional.

Resumo

Este artigo expõe o estado do conhecimento sobre os usos da autoavaliação institucional pelas Instituições de Educação Superior nas produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A temática é abordada em 19 trabalhos que mostram o uso dos dados por algumas instituições, prevalecendo neles a expectativa do uso direto para a tomada de decisão ou para solucionar problemas identificados na avaliação. Portanto, usos da autoavaliação é um objeto subsumido nos estudos sobre avaliação institucional e carente de sistematização teórica e até mesmo conceitual.

Palavras-chave: Autoavalição; Uso dos dados; Uso da autoavaliação.

 

Abstract

This article exposes the state of knowledge about the uses of institutional self-assessment by Higher Education Institutions in the productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The topic is addressed in 19 works that reveal different perceptions: some institutions use the data, while others do not. Both groups expect the data to be used directly for decision-making or to solve problems identified in the evaluation. Therefore, the uses of self-assessment are an object subsumed in studies on institutional assessment and are lacking theoretical and even conceptual systematization.

Keywords: Self-assessment; Data usage; Use of self-assessment.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Associada, atuando no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: anaduarte@professor.uema.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6176-6750 Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783722596524788.

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre em Educação e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Titular da UFPI, atuando no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. E-mail: guiomar.passos1206@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6106-4900 Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7683270647882543

Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ambas na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação/ Faculdade de Educação.  Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia em cursos de graduação licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Líder do grupo de pesquisa Politicas Educacional, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente. E-mail: kelli.consuelo@ufob.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5927-452X Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6283054457560443

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jul. 2024

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21/10/2024
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Como Citar

CUNHA DUARTE, A. L.; OLIVEIRA PASSOS, G. de; ALMEIDA DE LIMA QUEIROZ, K. C. Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos : Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9256. Acesso em: 22 dez. 2024.