Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos

Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types

Autores

Palavras-chave:

Autoavalição;, Uso dos dados;, Uso da autoavaliação;, Tipos de usos dos resultados da avaliação institucional.

Resumo

Este artigo expõe o estado do conhecimento sobre os usos da autoavaliação institucional pelas Instituições de Educação Superior nas produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A temática é abordada em 19 trabalhos que mostram o uso dos dados por algumas instituições, prevalecendo neles a expectativa do uso direto para a tomada de decisão ou para solucionar problemas identificados na avaliação. Portanto, usos da autoavaliação é um objeto subsumido nos estudos sobre avaliação institucional e carente de sistematização teórica e até mesmo conceitual.

Palavras-chave: Autoavalição; Uso dos dados; Uso da autoavaliação.

 

Abstract

This article exposes the state of knowledge about the uses of institutional self-assessment by Higher Education Institutions in the productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The topic is addressed in 19 works that reveal different perceptions: some institutions use the data, while others do not. Both groups expect the data to be used directly for decision-making or to solve problems identified in the evaluation. Therefore, the uses of self-assessment are an object subsumed in studies on institutional assessment and are lacking theoretical and even conceptual systematization.

Keywords: Self-assessment; Data usage; Use of self-assessment.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Associada, atuando no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: anaduarte@professor.uema.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6176-6750 Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783722596524788.

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre em Educação e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Titular da UFPI, atuando no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. E-mail: guiomar.passos1206@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6106-4900 Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7683270647882543

Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ambas na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação/ Faculdade de Educação.  Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia em cursos de graduação licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Líder do grupo de pesquisa Politicas Educacional, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente. E-mail: kelli.consuelo@ufob.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5927-452X Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6283054457560443

Referências

ABRAMOWICZ, M. Avaliação, tomada de decisões e políticas: subsídios para um repensar.

Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 10, p. 81–102, 1994. Disponível em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2321. Acesso em: 10 jul. 2024.

ARANTES, A. R. V. Autoavaliação Institucional na Universidade Estadual de Goiás:

emancipatória ou regulatória. 2022. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

ARAÚJO. C. B. Z. M. A. Sinaes em Mato Grosso do Sul e a Regulação do Estado Brasileiro.

310 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,

ARRUDA. J. A. Uso dos resultados da Autoavaliação Institucional pelos gestores da

Universidade de Brasília. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) –

Universidade de Brasília, 2009.

BATISTA. M. E. Possibilidades de (Des) Articulações entre Autoavaliação e Avaliação

Institucional Externa no marco do Sinaes. 2020. 382 f. Tese. (Doutorado em Educação) -

Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

BOTELHO, A. F. Intencionalidades e Efeitos da Autoavaliação Institucional na Gestão de uma

Universidade Multicampi.2016. 381f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

BRASIL. Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação

da Educação Superior – SINAES: bases para uma nova proposta de avaliação da educação

superior. Brasília, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/sinaes.pdf

Acesso: 10 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da

Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção

I, n. 72, 15 abr., 2004, p. 3-4.

BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de

regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de

graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, Seção

I, 10 maio, 2006, p. 6-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Institui

o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas

aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal

de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições

sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (BASis) e o Exame Nacional de

Desempenho de Estudantes (Enade) e outras disposições. Diário Oficial da União, Brasília, n.

, 29 dez. 2010, Seção 1, p. 23-31.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Aprova, em extrato,

os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de

credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade

presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Diário Oficial da

União, Brasília, nº 24, 4 de fev. 2014, Seção 1, p. 5.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções

de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos

superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da

União, Brasília, Seção I, 18 dezembro, 2017, p. 2-5.

BRASIL. Lei nº 14.375, de 21 de junho de 2022. Altera [...] a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004,

para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco na modalidade virtual das instituições de

ensino superior e de seus cursos de graduação, [...]. Diário Oficial da União, Brasília, Seção I,

n. 116, 22 jun. 2022, p. 2.

CUNHA, D. A. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da

autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. 356 f. Tese (Doutorado em Educação)

- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

DURKHEIM, E. As Regras do método sociológico. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FONSECA, J. V. C. Autoavaliação em uma instituição privada de Educação Superior do Distrito

Federal: entre o pensado e o vivido. 2021, 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

GONÇALVES. L. F. A. A Autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes

e os sinais da prática. 2016. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA (INEP).

Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065, de 09 de outubro de 2014. Assunto: Roteiro para

Relatório de Autoavaliação Institucional. Brasília, 2014. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17007-ataconaes-111-022015-anexo-02&category_slug=fevereiro-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso 23 jul.

LIMA, E. G. S. Avaliação Institucional : usos dos resultados como estratégias de (re)

organização dos espaços de discussão na universidade. 2008. 250 f. Tese (Doutorado) –

Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

MENEZES, A. M. Autoavaliação como instrumento de Gestão na Educação Superior: o caso

do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG .2012. 175 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2012.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e

prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

SERPA, S. M. H.. Para que Avaliar?: identificando a tipologia, os propósitos e a utilização das

avaliações de programas governamentais no Brasil. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em

Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Faculdade de

Economia, Administração e Contabilidade (FACE), Brasília, 2010.

SERPA, S. M. H.. Uma leitura dos usos da avaliação na administração pública no Brasil a partir

da caracterização dos sistemas de avaliação de programas governamentais. 2014. 325 f. Tese

(Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) –

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) – Universidade de Brasília

(UnB), Brasília, 2014.

UTILIZAÇÃO. In: DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Disponível em:

https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/v7-0/html/index.php#1 Acesso em 20

jul. 2024.

UTILIZAR. In: DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Disponível em:

https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/v7-0/html/index.php#1 Acesso em 20

jul. 2024

Downloads

Publicado

21/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 22
  • pdf downloads: 18

Como Citar

CUNHA DUARTE, A. L.; OLIVEIRA PASSOS, G. de; ALMEIDA DE LIMA QUEIROZ, K. C. Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos : Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9256. Acesso em: 21 nov. 2024.