Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos

Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types

Autores

Palavras-chave:

Autoavalição;, Uso dos dados;, Uso da autoavaliação;, Tipos de usos dos resultados da avaliação institucional.

Resumo

Este artigo expõe o estado do conhecimento sobre os usos da autoavaliação institucional pelas Instituições de Educação Superior nas produções disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A temática é abordada em 19 trabalhos que mostram o uso dos dados por algumas instituições, prevalecendo neles a expectativa do uso direto para a tomada de decisão ou para solucionar problemas identificados na avaliação. Portanto, usos da autoavaliação é um objeto subsumido nos estudos sobre avaliação institucional e carente de sistematização teórica e até mesmo conceitual.

Palavras-chave: Autoavalição; Uso dos dados; Uso da autoavaliação.

 

Abstract

This article exposes the state of knowledge about the uses of institutional self-assessment by Higher Education Institutions in the productions available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The topic is addressed in 19 works that reveal different perceptions: some institutions use the data, while others do not. Both groups expect the data to be used directly for decision-making or to solve problems identified in the evaluation. Therefore, the uses of self-assessment are an object subsumed in studies on institutional assessment and are lacking theoretical and even conceptual systematization.

Keywords: Self-assessment; Data usage; Use of self-assessment.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora Associada, atuando no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). E-mail: anaduarte@professor.uema.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6176-6750 Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783722596524788.

Guiomar de Oliveira Passos, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre em Educação e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Titular da UFPI, atuando no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. E-mail: guiomar.passos1206@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6106-4900 Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7683270647882543

Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ambas na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação/ Faculdade de Educação.  Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia em cursos de graduação licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Líder do grupo de pesquisa Politicas Educacional, Trabalho Escolar e Profissionalização Docente. E-mail: kelli.consuelo@ufob.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5927-452X Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6283054457560443

Referências

ABRAMOWICZ, M. Avaliação, tomada de decisões e políticas: subsídios para um repensar.

Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 10, p. 81–102, 1994. Disponível em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2321. Acesso em: 10 jul. 2024.

ARANTES, A. R. V. Autoavaliação Institucional na Universidade Estadual de Goiás:

emancipatória ou regulatória. 2022. 350 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

ARAÚJO. C. B. Z. M. A. Sinaes em Mato Grosso do Sul e a Regulação do Estado Brasileiro.

310 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,

ARRUDA. J. A. Uso dos resultados da Autoavaliação Institucional pelos gestores da

Universidade de Brasília. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado em Administração) –

Universidade de Brasília, 2009.

BATISTA. M. E. Possibilidades de (Des) Articulações entre Autoavaliação e Avaliação

Institucional Externa no marco do Sinaes. 2020. 382 f. Tese. (Doutorado em Educação) -

Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

BOTELHO, A. F. Intencionalidades e Efeitos da Autoavaliação Institucional na Gestão de uma

Universidade Multicampi.2016. 381f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

BRASIL. Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação

da Educação Superior – SINAES: bases para uma nova proposta de avaliação da educação

superior. Brasília, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/sinaes.pdf

Acesso: 10 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da

Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção

I, n. 72, 15 abr., 2004, p. 3-4.

BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de

regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de

graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, Seção

I, 10 maio, 2006, p. 6-10.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Institui

o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas

aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal

de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições

sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (BASis) e o Exame Nacional de

Desempenho de Estudantes (Enade) e outras disposições. Diário Oficial da União, Brasília, n.

, 29 dez. 2010, Seção 1, p. 23-31.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Aprova, em extrato,

os indicadores do Instrumento de Avaliação Institucional Externa para os atos de

credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica, modalidade

presencial, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Diário Oficial da

União, Brasília, nº 24, 4 de fev. 2014, Seção 1, p. 5.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções

de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos

superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da

União, Brasília, Seção I, 18 dezembro, 2017, p. 2-5.

BRASIL. Lei nº 14.375, de 21 de junho de 2022. Altera [...] a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004,

para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco na modalidade virtual das instituições de

ensino superior e de seus cursos de graduação, [...]. Diário Oficial da União, Brasília, Seção I,

n. 116, 22 jun. 2022, p. 2.

CUNHA, D. A. Avaliação da educação superior: condições, processos e efeitos da

autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA. 2010. 356 f. Tese (Doutorado em Educação)

- Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

DURKHEIM, E. As Regras do método sociológico. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FONSECA, J. V. C. Autoavaliação em uma instituição privada de Educação Superior do Distrito

Federal: entre o pensado e o vivido. 2021, 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

GONÇALVES. L. F. A. A Autoavaliação na Universidade de Brasília: entre a proposta do Sinaes

e os sinais da prática. 2016. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA (INEP).

Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065, de 09 de outubro de 2014. Assunto: Roteiro para

Relatório de Autoavaliação Institucional. Brasília, 2014. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17007-ataconaes-111-022015-anexo-02&category_slug=fevereiro-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso 23 jul.

LIMA, E. G. S. Avaliação Institucional : usos dos resultados como estratégias de (re)

organização dos espaços de discussão na universidade. 2008. 250 f. Tese (Doutorado) –

Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

MENEZES, A. M. Autoavaliação como instrumento de Gestão na Educação Superior: o caso

do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG .2012. 175 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 2012.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e

prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

SERPA, S. M. H.. Para que Avaliar?: identificando a tipologia, os propósitos e a utilização das

avaliações de programas governamentais no Brasil. 2010. 192 f. Dissertação (Mestrado em

Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) – Faculdade de

Economia, Administração e Contabilidade (FACE), Brasília, 2010.

SERPA, S. M. H.. Uma leitura dos usos da avaliação na administração pública no Brasil a partir

da caracterização dos sistemas de avaliação de programas governamentais. 2014. 325 f. Tese

(Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) –

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) – Universidade de Brasília

(UnB), Brasília, 2014.

UTILIZAÇÃO. In: DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Disponível em:

https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/v7-0/html/index.php#1 Acesso em 20

jul. 2024.

UTILIZAR. In: DICIONÁRIO Houaiss da língua portuguesa. Disponível em:

https://houaiss.uol.com.br/houaisson/apps/uol_www/v7-0/html/index.php#1 Acesso em 20

jul. 2024

Downloads

Publicado

21/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 72
  • pdf downloads: 57

Como Citar

CUNHA DUARTE, A. L.; OLIVEIRA PASSOS, G. de; ALMEIDA DE LIMA QUEIROZ, K. C. Utilização dos dados da autoavaliação pelas instituições de Educação Superior nas teses e dissertações: marco teórico e tipos : Use of self-assessment data by Higher Education institutions in theses and dissertations: theoretical framework and types. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9256. Acesso em: 8 abr. 2025.