O grupo Ser Educacional S.A, a governança corporativa e as estratégias de lucratividade: expansão EaD e cultura digital

The Ser Educacional S.A. group, corporate governance and profitability strategies: distance learning expansion and digital culture

Autores

Palavras-chave:

Financeirização da educação;, Ser Educacional;, Governança Corporativa;, Cultura Digital;

Resumo

No contexto de avanço da financeirização nas educações básica e superior, com empresas educacionais em regime de negócios na bolsa de valores do Brasil, este artigo objetiva investigar as estratégias de lucratividade do grupo Ser Educacional S.A, a partir do ano de 2017, analisando a expansão de Polos EaD e a incorporação da cultura digital como estratégia de expansão e maximização do valor acionário da holding. Trata-se de pesquisa de base documental, na qual foram coletados e examinados os demonstrativos financeiros da empresa (2017-2024) e os dados constantes no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior do Ministério da Educação (e-MEC), apontando que o Grupo tem direcionado sua expansão pela EaD e na criação de uma cultura digital, por meio do projeto Ser Digital e no uso de plataformas multicanais e pela aquisição de conteúdos próprios de alta tecnologia.

Palavras-chave: Financeirização da Educação; Ser Educacional S.A; Governança Corporativa.

 

Abstract

 In the context of advancing financialization in basic and higher education, with educational companies operating on the Brazilian stock exchange, this article aims to investigate the profitability strategies of the Ser Educacional S.A group, from 2017 onwards, analyzing the expansion of DL Centers and the incorporation of digital culture as an expansion strategy and maximizing the holding's shareholder value. This is a documentary-based research, in which the company's financial reports (2017-2024) and the data contained in the National Register of Courses and Higher Education Institutions of the Ministry of Education (e-MEC) were collected and examined, pointing out that the Group has focused its expansion on distance learning and the creation of a digital culture, through the Ser digital project and the use of multichannel platforms and the acquisition of its own high-tech content.

 Keywords: Financialization of Education; Ser Educacional S.A; Corporate governance.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Bouth Grello Kato, UNIVERSIDADE FEDEREAL DO PARÁ

Doutora em Educação. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES), pesquisadora vinculada à ANPEd e à Rede Universitas.

E-mail: fabiola_kato@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5396-9128

Amanda Oliveira de Almeida Alves, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Discente vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) e à Rede Universitas.

E-mail: amandaalmeida.ufpa@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2201-5265

Elioenai Silva Lazame, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Discente vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) e à Rede Universitas.

E-mail: elioenaisilvalazame@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6816-2346

 

Referências

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 11-22

BANCO MUNDIAL. La ensenãnza superior: las lecciones derivadas de la experiência. Washington D. C., 1995. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/upload/doc/ensenanza.pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Prefácio. In: Chesnais, François. A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. 2005. p. 7-16

BRETTAS, Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. 1ª ed. Consequência, 2020.

CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHESNAIS, François (org.). A Mundialização Financeira: gênese, custos e riscos. 1ª ed. São Paulo: Xamã, 1998.

CHESNAIS, François (org.). A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências (tradução de Rosa Maria Marques e Paulo Nakatani). São Paulo: Boitempo, 2005, 255 p.: il. Traduzido de: La finance mondialisée: racines sociales et politiques, configuration, conséquences. 2005.

COUTROT, Thomas. Organização do trabalho e financeirização das empresas: a experiência europeia. In: Ferreira, Carla; Scherer, André F. (Orgs.). O Brasil frente a ditadura do capital financeiro: reflexões e alternativas. p. 53-89. Lajeado: UNIVATES, 2005.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: Por que oito família tem mais riqueza do que a metade da população do mundo?. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

GUTTMANN, Robert. A transformação do capital financeiro. Economia e sociedade, v. 5, n. 2, p. 51-83, dez. 1996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8643180/10725. Acesso em: 21 jul. 2024.

GROHMANN, Rafael. Introdução: Trabalho em plataformas é laboratório da luta de classes. In: GROHMANN, Rafael. Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2021. p. 13-23.

IBGC. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5 ªed. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São Paulo: IBGC, 2015.

KATO, Fabíola B.G., CHAVES, Vera L.J., & MEGUINS, Rosimê C. O modelo de governança corporativa na educação superior e as repercussões no trabalho docente: um estudo de caso. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, V. 28, n. 9, p. 1-29, jan. 2020. Dossiê especial O trabalho na educação superior. Arizona State University. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4890/2368.

KATO, Fabíola B.G.; CORDEIRO, Tarcísio da S.; COSTA, Carolina C. da. A governança corporativa como modelo de gestão das empresas educacionais financeirizadas: o caso do Grupo Ser Educacional SA. Revista Cocar. Edição Especial, n. 20, p. 1-19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7539. Acesso em: 20 jul. 2024.

PLIHON, Dominique. A economia de fundos próprios: um novo regime de acumulação financeira. In: CHESNAIS, François.; PLIHON, Dominique. As armadilhas da finança mundial: diagnósticos e soluções. Lisboa: Campo da Comunicação, p. 15-33, 2003.

PLIHON, Dominique. As grandes empresas fragilizadas pela finança. In: CHESNAIS, François. A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005.

POLIZEL, Caio; STEINBERG, Herbert. Governança corporativa na educação superior: casos práticos de instituições privadas (com e sem fins lucrativos). 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SAWYER, Malcolm. What Is Financialization?. International Journal of Political Economy. v. 42, n. 4, p. 5-18, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2753/IJP0891-1916420401. Acesso em: 18 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) – 30/9/2017. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/4puafunw. Acesso em: 20 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) – 31/12/2020. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/396p5ps9. Acesso em: 20 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Histórico. Ser Educacional - Relação com os Investidores, [on-line], 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/bdd4vxyu. Acesso em: 21 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Relatório de Sustentabilidade – 2019. Recife: Ser Educacional, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/25s4vmhw. Acesso em: 25 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) - 31/12/2022. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2022. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4e9e23d7-cea5-42fd-bf06-7a7ca01880fc/c18f1ad4-70c5-4c7e-a99c-d2eb3b9bd24d?origin=1. Acesso em: 20 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) - 31/12/2023. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2023. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4e9e23d7-cea5-42fd-bf06-7a7ca01880fc/c18f1ad4-70c5-4c7e-a99c-d2eb3b9bd24d?origin=1. Acesso em: 20 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) - 31/12/2020. Informações Trimestrais (ITR). Recife: Ser Educacional, 2020. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4e9e23d7-cea5-42fd-bf06-7a7ca01880fc/c18f1ad4-70c5-4c7e-a99c-d2eb3b9bd24d?origin=1. Acesso em: 20 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Histórico. Ser Educacional – Relação com os Investidores, [on-line], 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/bdd4vxyu. Acesso em: 21 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Relatório de Sustentabilidade – 2019. Recife: Ser Educacional, 2019. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4e9e23d7-cea5-42fd-bf06-7a7ca01880fc/4cdb261a-7e1b-4540-a391-c24e4571ddfd?origin=1. Acesso em: 25 jul. 2024.

SER EDUCACIONAL. Release de Resultados (1º trimestre de 2024). Recife: Ser Educacional, 2024. Disponível em: https://ri.sereducacional.com/informacoes-financeiras/documentos-entregues-a-cvm/. Acesso em: 25 jul.2024.

SER EDUCACIONAL. Release de resultados (4º trimestre de 2022). Recife: Ser Educacional, 2022. Disponível em: https://ri.sereducacional.com/informacoes-financeiras/documentos-entregues-a-cvm/. Acesso em: 25 jul. 2024.

TRICONTINENTAL, Instituto de Pesquisa Social. A educação brasileira na Bolsa de Valores: impactos da pandemia e do capital / Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e FRONT: apresentação de Roberto Leher. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2024. Disponível em: https://expressaopopular.com.br/wp-content/uploads/2024/03/a-educacao-brasielira-na-bolsa-baixa.pdf?utm_campaign=livro_completo&utm_id=a-educacao-brasileira-na-bolsa-de-valores-impactos-da-pandemia-e-do-capital-disponivel-apenas-em-pdf. Acesso em: 25 jul. 2024.

Downloads

Publicado

21/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 55
  • pdf downloads: 65

Como Citar

BOUTH GRELLO KATO, F.; OLIVEIRA DE ALMEIDA ALVES, A.; SILVA LAZAME, E. O grupo Ser Educacional S.A, a governança corporativa e as estratégias de lucratividade: expansão EaD e cultura digital : The Ser Educacional S.A. group, corporate governance and profitability strategies: distance learning expansion and digital culture. Revista Cocar, [S. l.], n. 29, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9258. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)