A mercadorização dos cursos superiores de tecnologia no estado de Rondônia
The commodification of higher technology courses in the state of Rondônia
Palavras-chave:
Política de Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Curso Superior de TecnologiaResumo
Com o aprofundamento da crise orgânica do capital, a recomposição burguesa intensifica a precariedade social do trabalho e promove contrarreformas do Estado. Diante da dimensão da “educação terciária”, os cursos superiores de tecnologia (CSTs), emergem como modalidade de educação superior enxuta e flexível, destinada às classes subalternas. Este artigo tem foco no desenvolvimento dos CSTs em Rondônia, objetivando explicar suas tendências e a relação com o contexto nacional. A pesquisa possui abordagem qualitativa e explicativa, fundamentada no materialismo histórico-dialético, com procedimentos de pesquisa documental. Os resultados mostram convergências no desenvolvimento dos CSTs em Rondônia comparado ao cenário nacional, reafirmando o caráter mercantil e o papel estratégico na formação de um novo tipo humano: sujeito "terciário", prático, atomizado, individualista e incapaz de pensar para além do capital.
Palavras-chave: Política de Educação Superior; Educação Profissional e Tecnológica; Curso Superior de Tecnologia.
Abstract
With the deepening of the organic crisis of capital, the bourgeois recomposition intensifies the social precariousness of work and promotes counter-reforms of the State. Given the dimension of “terciary education”, that higher education courses in technology (CSTs), emerge as a lean and flexible form of higher education, aimed at the lower classes. This article focuses on the development of CSTs in Rondônia, aiming to explain their trends and their relationship with the national context. The research has a qualitative and explanatory approach, based on historical-dialectical materialism, with documentary research procedures. Results show convergences in the development of CSTs in Rondônia compared to the national one, reaffirming the mercantile character and the strategic role in the formation of a new human type: a "tertiary" subject, practical, atomized, individualistic and incapable of thinking beyond capital.
Keywords: Higher Education Policy; Professional and Technological Education; Higher Technology Course; Higher Education Policy.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jul. 2024.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no Século XX. 3ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
CRAUSAZ, Roseline. Diversification of tertiary education. Council for cultural co-operation, Strasburg, 1974.
DELORS, Jacques. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: UNESCO/Cortez, 1996.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4ª edição. São Paulo: Global, 2009.
FIGUEIREDO, B. O.; Veiga, Célia C. P. S. Educação Terciária: percepções iniciais de seus efeitos na política de educação superior. REVELLI, Inhumas, v.13, p.1 - 22, 2021.
FIGUEIREDO, Bruno de Oliveira. A contribuição do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) na reconfiguração da gestão de sistemas públicos de ensino no Brasil. Nova Iguaçu, RJ. Nova Iguaçu (RJ); Seropédica (RJ), 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.
GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Tradução Ivo Storniolo. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2007. (Coleção Management, 4).
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 3, 4ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: vol. 4, 2ª edição. [Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira] Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
INEP. Censo da Educação Superior: microdados do censo da educação superior. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jul. 2023.
MACEDO, Jussara Marques de. Formação para o trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.
NEVES, Lúcia M. W. (Org). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. São Paulo: Xamã, 2010.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
SANTOS, Deribaldo Gomes; JIMÉNEZ, Susana Vasconcelos Jiménez. Graduação Tecnológica no Brasil: aproximações críticas preliminares. Revista Linhas Críticas. V. 15, n. 28, p. 171-185, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/lc/v15n28/v15n28a10.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.
SOUZA, J. dos S.; MACEDO, J. M. de; FIGUEIREDO, B. de O. Política de ampliação e diversificação da educação profissional tecnológica no Brasil: implicações no direito à Educação Superior. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 13, p. e–868, 2023. DOI: 10.29404/rtps-v8i13.868. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps/article/view/868. Acesso em: 3 ago. 2024.
SOUZA, José dos Santos. A Educação superior enxuta e flexível como nicho promissor do mercado educacional. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, p. 01-27, 22 jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54582. Acesso em: 10 dez. 2022.
SOUZA, José dos Santos. A formação do trabalhador no contexto da reconfiguração do trabalho, da produção e dos mecanismos de mediação do conflito de classe. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, vol. 10, n. 20, p. 273-290, jul-dez/2015.
STODDARD, George Dinsmore. Tertiary education. Cambridge: The Inglis Lecture, 1944.
TAYLOR, Frederick W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1995.
UNESCO. Aprender a ser: la educacion del futuro. Madri: Alianza, 1973.
VEIGA, Célia Cristina. Determinantes soció-históricos das mudanças recentes na gestão da educação profissional tecnológica no Brasil, 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2020.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 34
- pdf downloads: 32