Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Anúncios
Indexadores
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 8 (2020): Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos
n. 8 (2020): Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.v0i8
Publicado:
09/03/2020
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
1-2
PDF
Apresentação
Pedagogia, Didática e Formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos
Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato
3-10
PDF
Artigos
Didática: que sentido na atualidade?
Isabel Alarcão
11-27
PDF
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
Vera Maria Ferrão Candau
28-44
PDF
Didática e docência na visão de professores iniciantes
Giseli Barreto da Cruz
45-66
PDF
Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?
Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
67-85
PDF
A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências
Cristina d'Ávila
86-101
PDF
Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs
Márcia de Souza Hobold, Isabel Maria Sabino de Farias
102-125
PDF
Didática como Ciência e Didática como componente curricular em cursos de Formação de Professores: análise de documentos oficiais e percepções de estudantes
Pedro Jônatas da Silva Chaves, Maria Marina Dias Cavalcante, Elcimar Simão Martins
126-145
PDF
Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos
Liliana Soares Ferreira, Luiza da Silva Braido, Dulcineia Libraga Papalia de Toni
146-164
PDF
A Pedagogia do/no curso de Pedagogia: significados epistemológicos em projetos curriculares de formação inicial de pedagogos(as)
José Leonardo Rolim de Lima Severo
165-181
PDF
Pedagogia e didática na formação docente no ensino superior – construção da identidade profissional
Maria Célia Borges, Josenilda de Souza Silva
182-199
PDF
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
Amanda R. Franco, Rui Marques Vieira
200-218
PDF
O estágio supervisionado na área de gestão escolar na LEDOC/UFERSA – dispositivo de formação e desenvolvimento profissional docente?
Emerson Augusto de Medeiros, Késia Kelly Vieira de Castro
219-241
PDF
Egressos da licenciatura e fazer docente: um estudo exploratório
Carmem Lúcia Eiterer, Gladys Rocha
242-256
PDF
A constituição de saberes pedagógicos no contexto das práticas docentes de bacharéis: indicativos para reflexão
Rômulo Lima Meira, José Jackson Reis dos Santos, Maria Iza Pinto de Amorim Leite
257-275
PDF
Inovação na formação de professores polivalentes: diálogo e convergência entre formação inicial e contínua
Valéria Cordeiro Fernandes Belletati, Isaneide Domingues
276-292
PDF
A formação de professores e o seu contributo para a reinvenção da profissão docente
Rui Trindade
293-314
PDF
Abordagem Transversal do Ensino e Aprendizagem da Língua Materna e Promoção de uma Educação para a Cidadania Global
Cristina Manuela Sá, Luciana Mesquita
315-332
PDF
Admirável Mundo Pós-moderno: que futuro para a educação?
Jesus Maria Sousa
333-346
PDF
Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional
Jurema Rosendo dos Santos, Lúcia Gracia Ferreira, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
347-370
PDF
Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência
Lia Machado Fiuza Fialho, Náhiry Maria Clarindo De Sousa, José María Hernández Díaz
371-387
PDF
Normas
Normas para publicação
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Josebel Akel Fares
388-390
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Google Metrics
Google Metrics
Artigos mais lidos
Os Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento Ministrados nas Aulas de Educação Física Escolar
7380
Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais
5700
Evidências de Validade de Conteúdo das Subescalas Acadêmicas da SRBCSS-III: Escalas Renzulli
4852
A sobre-excitabilidade e a educação nas altas habilidades ou superdotação
3512
Interseccionalidades na educação especial e educação do campo em uma escola ribeirinha Amapaense
2891