Inovação na formação de professores polivalentes: diálogo e convergência entre formação inicial e contínua
Resumo
Innovation in the primary teacher education: dialogue and convergence between initial and continuing education
Resumo
Apresentam-se possibilidades de inovação nas propostas de formação contínua, advindas de contribuições de pesquisa coletiva sobre inovações na formação inicial do professor polivalente. Pautado no conceito de inovação emancipatória em oposição ao entendimento do professor como técnico-reprodutor, propõe o rompimento com práticas tradicionais, contribuindo para a construção da autonomia, do discernimento e da reflexão na formação do profissional professor. Destacam-se aspectos fundamentais, considerando a formação profissional como um continuum: a gestão democrática, a indissociabilidade entre teoria e prática, a valorização da prática como ponto de partida para pesquisa à luz das teorias, exigindo postura interdisciplinar, que deve caracterizar a profissionalidade do professor polivalente.
Palavras-chave: Formação Contínua; Formação Inicial; Desenvolvimento Profissional.
Abstract
Parting from a collective research on the innovations of the primary teachers’ initial education, we present innovation prospects in continuing education. In opposition to the understanding of teachers as technicians, we base our findings on the notion of emancipatory innovation, which breaks from traditional practices and contributes to build autonomy, discernment and reflection on the education of teachers as professionals. Considering the professional education as a continuum, we highlight as fundamental aspects: the democratic management, the non-dissociation between theory and practice, the demanding of an interdisciplinary posture. All of these factors should characterize the “professionality” of the primary teacher.
Keywords: Continuing education; Initial Education; Professional Development.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 338
- PDF downloads: 288