A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto

Autores

  • Amanda R. Franco afranco@ua.pt
  • Rui Marques Vieira rvieira@ua.pt

Resumo

Peer observation of teaching as a good pedagogical practice in higher education: Considerations and recommendations from a pilot study

Resumo

A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.

Palavras-chave: Observação por pares; Práticas didático-pedagógicas; Ensino superior.

 

Abstract

Peer observation of teaching is stressed as a Faculty Development strategy that optimizes teaching practices. In this paper, we focus on peer observation of teaching as a good pedagogical practice in Higher Education. First, we present a brief framework of Didactics and Pedagogy in Higher Education, in articulation with the importance of Faculty Development, followed by the analysis of the advantages of peer observation of teaching. We finish with a pilot study undertaken at University of Aveiro (Portugal), concerning a peer observation of teaching program implemented to show the potential of this type of practice in higher education.

Keywords: Peer observation of teaching; Didactic-pedagogical practices; Higher education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda R. Franco

Doutorado em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação) pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Investigadora em Pós-doutoramento e membro integrado do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7758-4257

Rui Marques Vieira

Doutorado em Didática pela Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal). Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Aveiro e membro integrado do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, da Universidade de Aveiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-6896

Downloads

Publicado

26/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 295
  • PDF downloads: 167

Como Citar

FRANCO, A. R.; VIEIRA, R. M. A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: Considerações e recomendações a partir de um estudo piloto. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 200–218, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3096. Acesso em: 19 abr. 2024.