Egressos da licenciatura e fazer docente: um estudo exploratório
Resumo
Egresses of graduation and teaching: an exploratory study
Resumo
Este artigo analisa parte dos dados de pesquisa sobre percepções que egressos de cursos de licenciatura têm da docência. Procuramos apreender como avaliam a contribuição e o papel da Faculdade de Educação, e especialmente da disciplina Didática, na sua formação. A investigação se ancora na necessidade de buscar conhecer melhor a ação do professor Cruz (2014), André (2010), Tardif (2012) e Gauthier, (2013). Os dados foram obtidos a partir de um questionário eletrônico respondido por 45 egressos. Os resultados apontam que a maior parte dos respondentes atua como professor, privilegia práticas centradas no conteúdo, embora manifestem, também, buscar acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Por fim, a maioria considera que houve contribuição da Faculdade de Educação e da disciplina Didática em sua formação.
Palavras-chave: Formação Docente; Egressos; Didática.
Abstract
This article analyzes part of the research data on undergraduate perceptions of teaching. We also seek to learn how they evaluate the contribution and role of the Faculty of Education, and especially the Didactic discipline, in their formation. The research is anchored in the need pointed out by different authors to better understand the action of Professor Cruz (2014), André (2010), Tardif (2012) and Gauthier, (2013). The results show that most of the respondents act as teachers in their teaching they persevere in practices centered on content, although they also seek to monitor the development of students. Finally, we discuss the role they attribute to the Faculty of Education, to Didactics as well as to peers in their professional development.
Key words: Teacher training; Education; Didactics.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 219
- PDF downloads: 141