Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência

Autores

  • Lia Machado Fiuza Fialho lia_fialho@yahoo.com.br
  • Náhiry Maria Clarindo De Sousa nahiry.clarindo@gmail.com
  • José María Hernández Díaz jmhd@usal.es

Resumo

Rosa Maria Barros Ribeiro: recuerdos de la trayectoria formativa de la enseñanza.

 

Resumo

Objetiva-se compreender como se deu o processo formativo da educadora Rosa Maria Barros Ribeiro - mulher pobre e interiorana – que conseguiu galgar escolarização e ingressar como docente do ensino superior em Fortaleza-Ceará. Desenvolveu-se uma pesquisa biográfica, amparada teoricamente nos pressupostos da história cultural e metodologicamente na história oral, que utilizou a entrevista livre como instrumento de coleta de dados – gravada, transcrita, validada e textualizada. As narrativas orais foram analisadas considerando suas subjetividades, a indissociabilidade entre o individual e o coletivo, bem como o contexto sócio histórico educacional vivenciado pela biografada (1962-2003). Rosa Maria cursou o primário em escola de freiras, conseguiu o ensino secundário em colégio particular, envolveu-se com grupos da igreja católico, militou no movimento negro e cursou mestrado e doutorado em Educação. Experiências fundamentais para seu ingresso como docente no ensino superior.

Palavras-chave: Formação docente; Biografia; Educação de mulheres.

 

Resumen

El objetivo es entender cómo fue el proceso educativo de la educadora Rosa María Barros Ribeiro - una mujer pobre y rural - que logró ir a la escuela y comenzar a enseñar en la educación superior en Fortaleza-Ceará. Se desarrolló una investigación biográfica, apoyada teóricamente en los supuestos de la historia cultural y metodológicamente en la historia oral, que utilizó la entrevista como un instrumento de recopilación de datos - grabada, transcrita, validada y textualizada. Las narraciones orales se analizaron teniendo en cuenta sus subjetividades, la inseparabilidad entre lo individual y lo colectivo, así como el contexto educativo y social experimentado por la biografiada (1962-2003). Rosa María asistió a la educación primaria en una escuela de monjas, obtuvo educación secundaria en una escuela privada, se involucró con grupos de la iglesia católica, trabajó en el movimiento negro y asistió a una maestría y un doctorado en Educación. Experiencias fundamentales para su admisión como docente en educación superior

Palabras clave: Formación del profesorado; Biografía; Educación de la mujer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE.

E-mail: lia_fialho@yahoo.com.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0393-9892

Náhiry Maria Clarindo De Sousa

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Participa do grupo de estudos Práticas Educativas, Memórias e Oralidades e do grupo Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX.

E-mail: nahiry.clarindo@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2401-6886

José María Hernández Díaz

Doctor em Educación por la Universidad de Salamanca (USAL). Catedrático de Teoría e História de la Educación. Coordinador del Programa de Doctorado en Educación por la Universidad de Salamanca. Director de História de la Educación – Revista Interuniversitaria. Director de AULA – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Director del Grupo de Investigación GIR: Helmántica Paideia.

E-mail: jmhd@usal.es

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7604-1544 

 

Downloads

Publicado

18/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 587
  • PDF downloads: 335

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; DE SOUSA, N. M. C.; DÍAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 371–387, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 6 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)