Didática como Ciência e Didática como componente curricular em cursos de Formação de Professores: análise de documentos oficiais e percepções de estudantes

Autores

  • Pedro Jônatas da Silva Chaves pedrojonatas_sc@hotmail.com
  • Maria Marina Dias Cavalcante maria.marina@uece.br
  • Elcimar Simão Martins elcimar@unilab.edu.br

Resumo

Didactics as Science and Didactics as a curricular component in Teacher Education courses: analysis of official documents and students' perceptions

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a distinção entre a Didática como Ciência e a Didática como componente curricular dos cursos de formação de professores, buscando compreender as percepções contidas nos documentos oficiais e na subjetividade de estudantes que cursaram a disciplina Didática Geral. Esta pesquisa teve como fundamentação teórica os seguintes autores: Pimenta (2015), Rios (2014), Farias et. al. (2014) e Lima (2011). Constatou-se que os cursos precisam avançar na busca por discussões mais consistentes sobre a Didática, destacando os tipos de Didática, seu estatuto científico e sua tarefa de refletir acerca do ensino como prática social complexa e necessária para uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Didática como ciência; Didática como componente curricular; Formação de Professores.

 

Abstract

This article presents a study on the distinction between Didactics as Science and Didactics as a curricular component of teacher training courses, in which it seeks to understand the perceptions contained in official documents and the subjectivity of students who studied the General Didactics discipline. This research had as theoretical foundation the following authors: Pimenta (2015), Rios (2014) Farias et. al. (2014) and Lima (2011). It was found that the courses need to advance in the search for more consistent discussions on Didactics, highlighting the types of Didactics, their scientific status and their task of reflecting on teaching as a complex and necessary social practice for quality education.

Keywords: Didactics as science; Didactics as a curricular component; Teacher training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Jônatas da Silva Chaves

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no núcleo Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Membro do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE).

E-mail: pedrojonatas_sc@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1373-6805

Maria Marina Dias Cavalcante

Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Professora associado nível O da Universidade Estadual do Ceará e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Líder do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE).

E-mail: maria.marina@uece.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4443-4778

Elcimar Simão Martins

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB) e do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência).

E-mail: elcimar@unilab.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5858-5705

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2349
  • PDF downloads: 659

Como Citar

CHAVES, P. J. da S.; CAVALCANTE, M. M. D.; MARTINS, E. S. Didática como Ciência e Didática como componente curricular em cursos de Formação de Professores: análise de documentos oficiais e percepções de estudantes. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 126–145, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3051. Acesso em: 21 nov. 2024.