Pedagogia, Didática e Formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos

Autores

  • Osmar Hélio Alves Araújo osmarhelio@hotmail.com
  • Ivan Fortunato ivanfrt@yahoo.com.br

Resumo

O conjunto de artigos aqui compilados reune pesquisas que realçam o lugar da Pedagogia e da Didática na formação e no crescimento docente, e as feições que ambas têm assumido (ou, deverão assumir) na formação e no desenvolvimento profissional dos professores. Assim, almeja-se contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de apontar novos caminhos para a suplantação das controvérsias, dos pontos críticos e desafios que, ainda, permeiam a relação entre a Pedagogia, a Didática, a formação e o desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

E-mail: osmarhelio@hotmail.com    

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3396-8205

 

Ivan Fortunato

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

E-mail:  ivanfrt@yahoo.com.br          ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

 

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 395
  • PDF downloads: 424

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. Pedagogia, Didática e Formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 3–10, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3043. Acesso em: 23 abr. 2024.