A constituição de saberes pedagógicos no contexto das práticas docentes de bacharéis: indicativos para reflexão

Autores

  • Rômulo Lima Meira romulolmeira@gmail.com
  • José Jackson Reis dos Santos jackson.santos@uesb.edu.br
  • Maria Iza Pinto de Amorim Leite izamarcos@yahoo.com.br

Resumo

The constitution of pedagogical knowledge in the context of bachelors teaching practices: indicatives for reflection

Resumo

A pesquisa inscreve-se no contexto dos saberes docentes, com ênfase nos saberes pedagógicos de profissionais bacharéis. A questão pesquisa buscou compreender a constituição dos saberes pedagógicos, construídos por bacharéis no trabalho cotidiano com estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. De abordagem qualitativa, foi desenvolvida em 2017, utilizando-se, na construção de dados, da entrevista semiestruturada com quatro docentes de um Instituto Federal de Minas Gerais. As fontes de constituição dos saberes dos professores possibilitam que eles produzam conhecimentos, normas de conduta, formas de ser, de aprender e de fazer, por meio de experiências com outros atores sociais, desenvolvendo e ampliando seus processos identitários profissionais como trajetórias não lineares.

Palavras-chave: Docentes bacharéis; Educação profissional; Saberes pedagógicos.

 

Abstract: The research is part of the context of teaching knowledge, with an emphasis on pedagogical knowledge of professionals with bachelor's degree. The main aim of this research has sought to understand the constitution of pedagogical knowledge, built by bachelors in daily work with students from technical courses integrated to high school. With a qualitative approach, developed in 2017, using, in construction of data, semi-structured interview with four teachers from a Federal Institute of Minas Gerais. The sources of teachers' knowledge constitution enable them to produce knowledge, rules of conduct, way of being, learning and doing, through experiences with other social actors, developing and expanding their professional identity processes as non-linear trajectories.

Keywords: Teachers with bachelor's degree; Professional education; Pedagogical knowledge

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Lima Meira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).  E-mail: romulolmeira@gmail.com

Orcid: 0000.0002.0424-5289.

José Jackson Reis dos Santos

Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) e coordenador do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

E-mail: jackson.santos@uesb.edu.br  Orcid: 0000-0001-9575-2683

Maria Iza Pinto de Amorim Leite

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: izamarcos@yahoo.com.br  Orcid: 0000 0002-1192-9881

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 325
  • PDF downloads: 205

Como Citar

MEIRA, R. L.; DOS SANTOS, J. J. R.; LEITE, M. I. P. de A. A constituição de saberes pedagógicos no contexto das práticas docentes de bacharéis: indicativos para reflexão. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 257–275, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3058. Acesso em: 26 abr. 2024.