Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs
Resumo
Didactic and teachers training: contributions to teachers professional development
Resumo
Este artigo discute a importância da Didática para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Defende a ideia da Didática trabalhar conteúdos que propiciem subsídios teóricos e metodológicos sobre o ensino, os quais contribuam para a identidade dos professores. Recorre-se a autores que adotam uma abordagem crítica, para defender um ensino da Didática nas licenciaturas que efetive uma práxis pedagógica não reduzida a racionalidade instrumental/técnica. Ao reconhecer o conhecimento didático como primordial à formação de professores, tece considerações sobre os conteúdos da Didática e sua perspectiva de orientação nas diretrizes curriculares nacionais que tem regulado a formação de professores nas últimas décadas no Brasil.
Palavras-chave: Didática; formação de Professores; diretrizes Curriculares Nacionais.
Abstract
This article discusses the importance of Didactics for the training and professional development of teachers. It defends the idea of Didactics to work with contents that provide theoretical and methodological subsidies to teaching, which contribute to the teachers' identity. It resorts to authors who adopt a critical approach in order to defend a teaching of didactic in undergraduate courses that effective a pedagogical praxis not reduced to instrumental/technical rationality. Lastly, recognizes didactic knowledge as essential to teacher education and makes considerations about the contents of Didactics and its orientation perspective in national curricular guidelines that have regulated teacher training in the last decades in Brazil.
Key words: Didactic; teachers training; national Curricular Guidelines.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 2030
- PDF downloads: 1284