Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs

Autores

  • Márcia de Souza Hobold marcia.hobold@ufsc.br
  • Isabel Maria Sabino de Farias isabel.sabino@uece.br

Resumo

Didactic and teachers training: contributions to teachers professional development

Resumo

Este artigo discute a importância da Didática para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Defende a ideia da Didática trabalhar conteúdos que propiciem subsídios teóricos e metodológicos sobre o ensino, os quais contribuam para a identidade dos professores. Recorre-se a autores que adotam uma abordagem crítica, para defender um ensino da Didática nas licenciaturas que efetive uma práxis pedagógica não reduzida a racionalidade instrumental/técnica. Ao reconhecer o conhecimento didático como primordial à formação de professores, tece considerações sobre os conteúdos da Didática e sua perspectiva de orientação nas diretrizes curriculares nacionais que tem regulado a formação de professores nas últimas décadas no Brasil.

Palavras-chave: Didática; formação de Professores; diretrizes Curriculares Nacionais.

 

Abstract

This article discusses the importance of Didactics for the training and professional development of teachers. It defends the idea of Didactics to work with contents that provide theoretical and methodological subsidies to teaching, which contribute to the teachers' identity. It resorts to authors who adopt a critical approach in order to defend a teaching of didactic in undergraduate courses that effective a pedagogical praxis not reduced to instrumental/technical rationality.  Lastly, recognizes didactic knowledge as essential to teacher education and makes considerations about the contents of Didactics and its orientation perspective in national curricular guidelines that have regulated teacher training in the last decades in Brazil.

Key words: Didactic; teachers training;  national Curricular Guidelines.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Hobold

Pós-Doutoramento em Educação, com bolsa do CNPq-PDJ. Doutora em Educação pela PUC SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e do Departamento de Metodologia de Ensino – MEN, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE; pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional; e, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR.   

E-mail: marcia.hobold@ufsc.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4179-608X

 

Isabel Maria Sabino de Farias

Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Educação Brasileira (UFC). Pedagoga (UECE). Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq); pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd Nacional;  Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. E-mail: isabel.sabino@uece.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1651
  • PDF downloads: 1058

Como Citar

HOBOLD, M. de S.; DE FARIAS, I. M. S. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 102–125, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050. Acesso em: 26 abr. 2024.