Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?
Resumo
Teaching Didatics in pre-service teaching courses: How? Why? What? Who?
Resumo
Este texto discute possíveis articulações entre a Didática, como disciplina dos cursos de formação de professores, e as práticas pedagógicas de professores formadores em cursos de licenciatura. Neste estudo, trabalhamos com quatro perguntas-guia a respeito dessa articulação: como é vista a Didática nos cursos de formação de professores? Por que (e qual) Didática na formação dos professores? Qual a relação entre as práticas pedagógicas dos professores formadores e o ensino de Didática? Quem é professor de Didática? Ao final, por meio de um exame dialógico, esperamos contribuir com a proposta de um trabalho pedagógico voltado para que os estudantes de licenciatura possam construir sua identidade como futuros professores e professoras.
Palavras-chave: Ensino de Didática; formação docente; professor formador.
Abstract
This essay discusses possible articulations between Didactics, as a subject of teacher training courses, and the pedagogical practices of teacher’s educators in pre-services teaching undergraduate courses. In this study, we work with four guiding questions regarding this articulation: How does Didactics present itself in pre-service courses? Why should Didactics be included in pre-service teaching education? What is the relationship between the pedagogical practice of a teacher’s educator and Didactics? Who is the Didactics teacher? At the end, through a dialogical examination, we hope to contribute to the proposal of a pedagogical work aimed at enabling undergraduate students to build their own identity as future teachers.
Keywords: Teaching of didactics; teacher education; teacher’s educator.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 924
- PDF downloads: 769