Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?

Autores

  • Osmar Hélio Alves Araújo osmarhelio@hotmail.com
  • Ivan Fortunato ivanfrt@yahoo.com.br
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro mirtiel_frankson@yahoo.com

Resumo

Teaching Didatics in pre-service teaching courses: How? Why? What? Who?

 

Resumo

Este texto discute possíveis articulações entre a Didática, como disciplina dos cursos de formação de professores, e as práticas pedagógicas de professores formadores em cursos de licenciatura. Neste estudo, trabalhamos com quatro perguntas-guia a respeito dessa articulação: como é vista a Didática nos cursos de formação de professores? Por que (e qual) Didática na formação dos professores? Qual a relação entre as práticas pedagógicas dos professores formadores e o ensino de Didática? Quem é professor de Didática? Ao final, por meio de um exame dialógico, esperamos contribuir com a proposta de um trabalho pedagógico voltado para que os estudantes de licenciatura possam construir sua identidade como futuros professores e professoras.

Palavras-chave: Ensino de Didática; formação docente; professor formador.

 

Abstract

This essay discusses possible articulations between Didactics, as a subject of teacher training courses, and the pedagogical practices of teacher’s educators in pre-services teaching undergraduate courses. In this study, we work with four guiding questions regarding this articulation: How does Didactics present itself in pre-service courses? Why should Didactics be included in pre-service teaching education? What is the relationship between the pedagogical practice of a teacher’s educator and Didactics? Who is the Didactics teacher? At the end, through a dialogical examination, we hope to contribute to the proposal of a pedagogical work aimed at enabling undergraduate students to build their own identity as future teachers.

Keywords: Teaching of didactics; teacher education; teacher’s educator.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

E-mail: osmarhelio@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3396-8205

 

Ivan Fortunato

 

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro

Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) do curso de Licenciatura em Pedagogia, no Setor de Metodologia e Pesquisa em Educação, da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE; Doutor em Educação pela UECE; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador da UECE. Coordenador do Projeto de Extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE) e do Grupo de Estudos Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD), desenvolvidos na UECE.

E-mail: mirtiel_frankson@yahoo.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8685-9857

 

 

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 844
  • PDF downloads: 719

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I.; CASTRO, F. M. F. M. Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 67–85, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3047. Acesso em: 25 abr. 2024.