Didática: que sentido na atualidade?

Autores

  • Isabel Alarcão ialarcao@ua.pt

Resumo

Didactics: what does it mean today?

Resumo

Neste texto a autora expõe o seu conceito de didática como disciplina que, focalizada no ensino, na aprendizagem e na formação, se desdobra em quatro dimensões que, entre si, se articulam: profissional, curricular, investigativa, política. Traça o caminho evolutivo sofrido pela disciplina na Universidade de Aveiro, Portugal, onde lecionou e refere os grandes desafios colocados à introdução da didática no ensino universitário. Ao caracterizar a dimensão curricular da didática torna evidente o papel fundamental da disciplina na formação de professores num paradigma reflexivo, centrado na ação dos professores nas escolas. Ao relacionar esta dimensão com as restantes, enfatiza a complexidade da área e a importância das relações interdimensionais. Refere também a ligação da didática com outras áreas do saber.

Palavras-chave: Didática; Articulação; Atualidade.

 

Abstract

In the present text the author explains how she views didactics as a discipline. Its focus lies on teaching, learning, education. It has four dimensions: professional, curricular, research and political. She traces the evolution of the discipline at the University of Aveiro, Portugal, where she was a professor and mentions the great challenges motivated by the introduction of the discipline in the university context. The way she highlights the characteristics of the discipline emphasizes its key role in teacher education and argues for a reflexive, praxis-oriented approach. The relation of curricular didactics with the other three dimensions shows the complexity of the field and the relevance of interdimensionality. She also refers the relation of didactics with other fields.

Keywords: Didactics; Articulation; Present time.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Alarcão

Professora Catedrática de Educação Aposentada da Universidade de Aveiro, Portugal.

E-mail: ialarcao@ua.pt          Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5356-0931

Downloads

Publicado

09/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2383
  • PDF downloads: 1225

Como Citar

ALARCÃO, I. Didática: que sentido na atualidade?. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 11–27, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3066. Acesso em: 21 nov. 2024.