Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional
Resumo
Beginning teachers in situation of welfare absence: perspectives on dilemmas in professional development
Resumo
Este recorte de pesquisa objetivou conhecer os dilemas de professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar e suas consequências. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a abordagem autobiográfica e o método das histórias de vida, tendo quatro professores iniciantes do município de Itapetinga, na Bahia, como colaboradores. Como fonte para produção dos dados, foram utilizados instrumentos, como questionário e entrevista narrativa, os quais foram avaliados a partir da análise de conteúdo. Sobre os dilemas no início da docência e suas consequências, constatamos que os professores apresentaram, ao iniciar, sentimentos negativos de solidão e de abandono; dificuldades com a aprendizagem dos alunos; choque com a realidade; angústia e medo da violência. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que os assistam.
Palavras-chave: Professores Iniciantes; Ausência de Bem-estar Docente; Dilemas.
Abstract
This research fragment aimed to understand the dilemmas of beginning teachers in situation of welfare absence, and its consequences. It was a qualitative research, using an autobiographical approach and the life stories method, with four beginning teachers from the municipality of Itapetinga, in Bahia, as collaborators. As a source of data production, instruments such as questionnaire and narrative interview were used and evaluated based on content analysis. About the dilemmas in the beginning of teaching and its consequences, we found that the teachers presented, at the beginning, negative feelings of loneliness and abandonment; difficulties with student learning; clash with reality; anguish and fear of violence. Finally, we consider that there is a lack of attention to these teachers and also of public policies to assist them.
Keywords: Beginning Teachers; Absence of Teaching Welfare; Dilemmas.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 519
- PDF downloads: 402