Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional

Autores

  • Jurema Rosendo dos Santos
  • Lúcia Gracia Ferreira
  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz

Resumo

Beginning teachers in situation of welfare absence: perspectives on dilemmas in professional development

 

Resumo

Este recorte de pesquisa objetivou conhecer os dilemas de professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar e suas consequências. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a abordagem autobiográfica e o método das histórias de vida, tendo quatro professores iniciantes do município de Itapetinga, na Bahia, como colaboradores. Como fonte para produção dos dados, foram utilizados instrumentos, como questionário e entrevista narrativa, os quais foram avaliados a partir da análise de conteúdo. Sobre os dilemas no início da docência e suas consequências, constatamos que os professores apresentaram, ao iniciar, sentimentos negativos de solidão e de abandono; dificuldades com a aprendizagem dos alunos; choque com a realidade; angústia e medo da violência. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que os assistam.

Palavras-chave: Professores Iniciantes; Ausência de Bem-estar Docente; Dilemas.

 

Abstract

This research fragment aimed to understand the dilemmas of beginning teachers in situation of welfare absence, and its consequences. It was a qualitative research, using an autobiographical approach and the life stories method, with four beginning teachers from the municipality of Itapetinga, in Bahia, as collaborators. As a source of data production, instruments such as questionnaire and narrative interview were used and evaluated based on content analysis. About the dilemmas in the beginning of teaching and its consequences, we found that the teachers presented, at the beginning, negative feelings of loneliness and abandonment; difficulties with student learning; clash with reality; anguish and fear of violence. Finally, we consider that there is a lack of attention to these teachers and also of public policies to assist them.

Keywords: Beginning Teachers; Absence of Teaching Welfare; Dilemmas.

 

Biografia do Autor

Jurema Rosendo dos Santos

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB).

E-mail: ju.remarosendo@hotmail.com  

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4205-2098

Lúcia Gracia Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

E-mail: luciagferreira@ufrb.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3655-9124

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB); Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

E-mail: ritasouza@uesb.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1383-8641

Downloads

Publicado

09/03/2020