A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências

Autores

  • Cristina d'Ávila cristdavila@gmail.com

Resumo

Didáctica en las Directrices Curriculares Nacionales y la Base Nacional Común para la Formación de Maestros de Educación Básica: impases, desafíos y resistencias

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o status da Didática, didáticas específicas e estágio supervisionado, presentes no parecer do CNE que altera a Resolução 02/2015 e orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (DCN-BNC) - as implicações, desafios e resistências na formação dos professores. A pesquisa assume a abordagem qualitativa e é do tipo documental. Analisou-se, para tal mister, as DCN-BNC, com o fito de descrever a inserção dos componentes curriculares didático-pedagógicos no documento, a partir de sua orientação político-pedagógica, do status da didática e didáticas específicas e da relação teoria e prática no campo dos estágios supervisionados. Como principais resultados, pudemos constatar a ênfase numa didática, didáticas específicas e estágio supervisionado, de caráter tecnicista/praticista em sintonia com o projeto social neoliberal em vigor. Como principais implicações, percebeu-se a perda, no âmbito dos currículos dos cursos de formação de professores para a educação básica, de uma formação didática com base teórica sólida, de caráter humanístico, e fundada em paradigmas educacionais plurívocos e críticos.

Palavras-chave: DCN; BNC; Didática; formação de professores; estágio supervisionado.

 

ResumenEl propósito de este artículo es discutir sobre la didáctica, la didáctica específica y prácticas curriculares supervisadas, presentes en la resolución del Consejo Nacional de Educación(CNE) que guía las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Nivel Superior para Maestros de Educación Básica y La Base Nacional Común para la Capacitación Inicial de Maestros de Educación Básica (DCN-BNC): las implicaciones, desafíos y resistencia en la capacitación de maestros. La investigación adopta un enfoque cualitativo y es del tipo documental. Para este propósito, se analizó el DCN-BNC para describir la inserción de componentes curriculares didáctico-pedagógicos en el documento, en función de su orientación político-pedagógica, el estado de didácticas y didácticas específicas y la relación entre la teoría y la enseñanza. práctica en el campo de pasantías supervisadas. Como resultados principales, pudimos ver el énfasis en la didáctica, la didáctica específica y las prácticas curriculares supervisadas, de carácter técnico / profesional en línea con el proyecto social neoliberal vigente. Las principales implicaciones fueron la pérdida de la formación didáctica con una base teórica sólida, de naturaleza humanista, y fundada en paradigmas educativos plurivocos y críticos.Palabras llave: DCN; BNC; Didáctica; formación de profesores; prácticas supervisadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina d'Ávila

Pedagoga, Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da UFBA. Pós-doutorado pela Universidade de Montréal, Canadá (2006-2007) e Pós-doutorado pela Universidade Paris 5 Sorbonne (2015-2016). Líder do Grupo de pesquisa/CNPq sobre Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Presidente da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Presidente da Associação Nacional de Didática (ANDIPE).

E-mail: cristdavila@gmail.com. Lattes CNPq: http://lattes.cnpq.br/2584950986779890

ORCID ID 0000-0001-5946-9178 

 

Downloads

Publicado

18/03/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1668
  • PDF downloads: 1150

Como Citar

D’ÁVILA, C. A didática nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica: impasses, desafios e resistências. Revista Cocar, [S. l.], n. 8, p. 86–101, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3082. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)